Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Plano de gerenciamento de crises

Defesa Civil Municipal planeja criar e colocar em prática ainda neste semestre um Plano Municipal de Gerenciamento de Crises em Desastres. Trata-se de um protocolo de integração entre as secretarias municipais que pretende agilizar a atuação dos diferentes órgãos municipais em situações como incêndios, enchentes e desabamentos.

Ontem, representantes das secretarias municipais de saneamento, saúde, urbanismo e habitação, e, ainda, da Companhia de Transportes de Belém, da Fundação Papa João XXIII e da Fundação Cultural de Belém se reuniram no palácio Antônio Lemos para discutir a construção do plano e a formação de uma equipe de gestão de crises. Na prática, cada uma das entidades envolvidas designará ao menos um representante para se manter de prontidão para atender durante as situações de crise. A coordenação ficará a cargo da Defesa Civil Municipal, que criou o primeiro desenho do Plano há três anos. Mário Chermont, coordenador da Defesa Civil, afirma que embora já exista um sistema de atendimento que envolve diferentes esferas governamentais, é necessário que haja um contato mais próximo entre as entidades.

A ideia de se atualizar e tornar mais efetivo o plano para a gestão de crises surgiu depois do desabamento do edifício Real Class, na travessa 3 de Maio, no dia 29 de janeiro. "A intenção é diminuir o tempo de resposta das secretarias nas situações extremas, para que a resposta seja mais rápida e eficaz", explica Chermont.

No dia 7 de junho, os representantes das secretarias municipais voltam a discutir o plano, apontando quem serão seus representantes, qual a área de atuação e quais as limitações técnicas e de pessoal de cada uma delas. A segunda reunião ocorrerá novamente no Palácio Antônio Lemos, às 8 horas.

Adailton Tavares, subcomandante da Guarda Municipal de Belém, afirma que a oficialização de um plano de contingência integrado é um passo importante em direção ao Plano Municipal de Segurança, que começou a ser elaborado em 2010 e que definirá, quando concluído, a atuação da guarda. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário