Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Encontro de imagens - Nazaré e Aparecida - em celebração

Encontro de imagens em celebração (Foto: Anderson Coelho / arquivo)

Encontro das imagens da Virgem de Nazaré e de Nossa Senhora Aparecida

Além do Círio, Maria ainda vai receber muitas homenagens neste mês. A próxima será amanhã, na celebração do dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Feriado nacional, o dia é o momento de louvar a padroeira do Brasil, que ganhará em Belém um evento especial.

Na paróquia dedicada à santa, no bairro da Pedreira, diversas atividades já ocorrem desde o dia 30 de setembro, quando teve início a Festividade de Aparecida. Hoje, às 18h, o bispo auxiliar Dom Teodoro Tavares celebrará uma missa, seguida de atrações culturais no arraial da igreja. Amanhã, Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, levará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao encontro de sua outra representação, emocionando fiéis com o encontro das duas imagens. De noite, a Procissão das Velas levará milhares às ruas do bairro.

Para o pároco da igreja, padre José Antônio, feliz é o povo cuja rainha é a mãe de Deus. “A todo o povo paraense uma feliz festa de Nossa Senhora Aparecida e que as bençãos se estendam a todas as famílias do Pará e do Brasil”.

Para Odineia Castro, vizinha da paróquia, esse é o período mais emocionante do ano. “Quando chega setembro, parece que o espírito católico em casa fica ainda maior. É Círio de Curuçá, festividade de Nossa Senhora Aparecida, Círio de Belém... Nos dedicamos completamente a Maria”, garante. Recém-empregada, ela conta que não tem conseguido assistir às tradicionais missas das 18h, mas não deixa isso impedi-la de louvar a santa. “Venho de manhã cedinho, antes do trabalho, e faço minhas orações. É um jeito de começar o dia bem”, diz.

RAINHA
Desde 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é reconhecida como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial. Sua história, contudo, é muito mais antiga, datada ainda do séc. XVIII. Quando souberam que D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, passaria pelo município de Guaratinguetá, populares saíram em busca de peixes para homenageá-lo.

Três pescadores lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul, mas não encontraram nada, nem mesmo ao descer todo o curso do rio, chegando até o Porto Itaguaçu. Na última tentativa, o recolhimento da rede trouxe uma surpresa: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça.

Intrigados, eles procuram a parte que faltava e conseguiram recuperá-la. A partir desse momento, os peixes surgiram intensivamente e o primeiro milagre dela foi realizado. A data era 12 de outubro. Em 4 de julho de 1980, o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, o maior santuário mariano do mundo. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário