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domingo, 2 de outubro de 2011

Procon orienta turistas contra preços abusivos no Círio

A movimentação intensa de turistas na cidade já começou para as festividades do Círio de Nazaré. Atento, o Instituto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Pará (Procon-PA) está orientando os visitantes através de sua unidade móvel, com apoio do Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA). O objetivo é coibir os abusos mais comuns da época, como falta de informação, extravios ou roubos de bagagens, superlotação de veículos e preços abusivos em mercadorias e serviços durante hospedagens.

A operação foi ativada segunda-feira (26), no aeroporto internacional de Belém, passou pelo porto do Arapari e esteve ontem na praça Batista Campos. Foram feitos 50 atendimentos e 15 autuações a estabelecimentos que desrespeitaram o consumidor. Hoje, o Procon estará na praça da República.

A diretora do Procon-PA, Eliana Uchôa, alerta que o consumidor deve ficar atento às condições de higiene dos locais. 'Nessa época sempre as pessoas querem abrir alguma coisa, uma lojinha, um bar ou restaurante e nem sempre estão nas melhores condições. Temos visto também falta de precificação [detalhamento dos preços e serviços] e preços abusivos', explicou.

Unidade móvel é a novidade do serviço

No terminal, as ocorrências mais comuns têm sido a falta de gratuidade para idosos. No aeroporto, há muitos problemas com embarque e desembarque. Nos portos, as reclamações são sobre superlotação. Nos três locais há registros de extravios ou roubos de bagagens. Muitas vezes as empresas não querem assumir resposanbilidades. As pessoas mais humildes são o foco dessa operação. Vindas do interior, elas muitas vezes desconhecem os direitos do consumidor.

Apesar de o Procon Móvel só ficar no terminal até quarta-feira, a população pode procurar atendimento na sede do Procon-PA, que fica na Castelo Branco, próximo ao cruzamento com a Magalhães Barata. O horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a quinta-feira.

Mas atenção: é preciso estar documentado para fazer uma reclamação contra determinado estabelecimento ou contra transportes rodoviários, aquiviários ou aeroviários. São exigidos: cópia do documento de identidade, do CPF, e comprovante de residência. Também são necessários todos os documentos que comprovem a compra do produto ou serviço, como nota fiscal, cupom, recibo e números de protocolos. (Amazônia)

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