Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sete mil romeiros levam corda do Círio

Mais que um objeto para puxar a berlinda, a corda do Círio é, talvez, uma forma de conectar os romeiros à Nossa Senhora de Nazaré. Cada um quer, naquele momento, um ponto de ligação com a Virgem, portanto, acompanhar a procissão com as mãos coladas nesse ‘cabo’ é uma forma de transmitir seus sentimentos à padroeira. Seu significado cativa milhares de romeiros. Este ano, eles devem ser cerca de 7.200, se considerados os promesseiros que seguem na corda durante os trajetos da Trasladação e do Círio.

Assim como nos últimos anos, as cordas que serão usadas na Trasladação e Círio deste ano terão 400 metros de comprimento, com duas polegadas de diâmetro e pesam cerca de 600 quilos cada. São cerca de 12 pessoas por metro linear. Quando colocam mão sobre mão, o número chega a 18 pessoas por metro. A exemplo das edições anteriores, ambas continuarão sendo divididas em núcleos da cabeça e da berlinda, e em cinco estações ao longo da corda. (DOL)

Os núcleos e as estações da corda não terão qualquer tipo de mudanças estruturais, mantendo os mesmos formatos e tamanhos do ano passado. O Núcleo da Cabeça terá 11 metros e será conduzido por cerca 92 pessoas. Cada uma das cinco estações terá 6 metros e será levada por cerca de 50 promesseiros. Junto aos 7.200 promesseiros, somam-se mais 342 fiéis que estarão na estrutura chamada de “cabeça” e nas cinco estações.

Para dar mais agilidade nos percursos das procissões da Trasladação e do Círio, e também para que a corda permaneça atrelada à berlinda até próximo do encerramento da procissão, a Diretoria da Festa de Nazaré alterou, desde o Círio 2004, o formato da corda nas procissões. Ela deixou de ter forma de “U” para ser linear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário