Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

China vai expandir exigência de identidade real na Internet

A China vai expandir a obrigatoriedade do uso da identidade real entre usuários de microblogs na Internet. A medida, que já valia para Pequim, deve ser aplicada em todo território chinês, a começar pelas cinco maiores cidades do Leste do país, informou nesta quarta-feira o chefe do órgão regulador da Internet na China.

Wang Chen disse que o programa de registro começará em cinco cidades para testar eventuais problemas. Mas a ideia, disse ele, é que todos os 250 milhões de usuários chineses de microblogs usem identidade real na Internet, a começar pelos novatos. Wang explicou que, embora o programa exija nomes reais, os internautas vão continuar a acessar sites com apelidos.

Segundo o governo, a medida é uma forma de limitar a divulgação de rumores maliciosos, pornografia e outras práticas não-saudáveis na Internet. Os microblogs se tornaram a maior fonte de notícias para muitos chineses.

Defensores da liberdade de expressão condenam o programa, dizendo que microblogs são um espaço livre para o debate, tornando-se muitas vezes palco de críticas ao governo. Com a nova medida, a discussão será silenciada, já que as autoridades terão acesso à verdadeira identidade de cada um que se julgar insatisfeito com o governo chinês, aumentando o medo de repressão entre os internautas do país.

No ano passado, foram contabilizados 513 internautas na China, um aumento significativo em relação a 2010. Mas o acesso a microblogs cresceram ainda mais no país: o número de usuários quadruplicou no último ano.

Wang garante que o governo apoia cidadãos que usam os microblogs e disse que cerca de 150 milhões de comentários são feitos por dia no site Sina Weibo (a versão chinesa para o Twitter). - Weibo pode, de fato, refletir a opinião das pessoas e espalhar mensagens positivas e enriquecer o serviço de informações - disse Wang. - Mas, ele também se tornou palco de algumas vozes irracionais, opiniões negativas e informações prejudiciais, que se espalham rapidamente.

No mês passado, o governo municipal de Pequim já tinha dado um prazo de três meses para que seus moradores registrassem suas identidades reais ao acessar microblogs. A prefeitura prometeu consequências para aqueles que não respeitassem a medida. Neste novo passo da regulação da Internet no país, Xangai, Tianjin, Guandzhou e Shenzhen também vão aderir ao programa de registro. - Vamos focar nos novos usuários, e também expandir a medida para os internautas que já têm contas em microblogs - explicou Wang. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário