Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Governo retoma obras no sistema de abastecimento de água em Santarém

O Governo do Pará retomou as obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento água no município de Santarém, oeste do Estado. Os serviços vão garantir a eficiência no abastecimento a mais de 35 mil famílias, em 31 bairros da cidade. Serão feitas a construção de reservatórios de água, a ampliação da rede de distribuição, a urbanização e a implantação da macromedição.

No início de 2011 foram encontradas várias irregularidades nas obras, que haviam sido iniciadas em 2008. Os técnicos da Cosanpa fizeram uma visita técnica e constataram os problemas, que atrasou os cronogramas de trabalho.

O primeiro problema ocorreu no processo de licitação, em que foi apresentado um projeto básico que não tinha todos os detalhamentos necessários à execução das obras, que, por isso, tiveram que ser paralisadas ainda em 2008, para que fosse feito um detalhamento de engenharia no projeto. “Com isso ocorreu uma perda de qualidade nas obras”, avalia.

No reservatório de Irurá, onde fica localizado um dos maiores centros de abastecimento, responsável por 60% da água potável consumida no município, houve um afundamento na obra, que acabou por romper a adutora. Alfredo Barros também explica que apareceram rachaduras nas paredes do reservatório, o que acabou por ocasionar “sérios problemas” no abastecimento.

No bairro da Conquista, onde fica localizado o segundo maior reservatório, a irregularidade foi mais grave, comenta Alfredo Barros. Na pressa para inaugurá-lo, no ano de 2010, o reservatório foi “precipitadamente” posto em funcionamento com pedaços de madeira que deterioram dentro do reservatório, “colocando em risco a saúde da população”, explica. Os investimentos no PAC Sanemamento e Cidadania em Santarém estão orçados em mais de R$ 35 milhões, oriundos dos governos estadual e federal. (Fonte: Ag. Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário