Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Longe da folia: fiéis trocam fantasias por louvor a Deus

No lugar de fantasias, blocos carnavalescos e escolas de samba, hinos, missas e evangelização. Assim foi o domingo de carnaval para as pessoas que optaram por passar os festejos de Momo em retiros religiosos. Na capital paraense, alternativas para "escapar" da festa pagã não faltam e vão desde a tradicional Renovai-Vos, que está em sua 22ª edição, ao Louvarte, que este ano reuniu fiéis de 16 paróquias de áreas próximas a avenida Augusto Montenegro.

Outra opção é o Cristo Alegria, organizado pela Capelania do Corpo de Bombeiros, que após nove anos sendo realizada na Escola Superior de Educação Física, foi transferida para o ginásio do colégio Gentil Bittencourt. Até amanhã, os fiéis poderão aproveitar uma extensa programação, incluindo palestras com o frei Francisco Mendes, momentos de oração e missas. "Nosso objetivo principal é evangelizar. É importante esclarecer que não somos contra o carnaval, apenas queremos oferecer uma alternativa àquelas pessoas que preferem guardar esse momento para um encontro com Deus", ressalta o capelão Emanuel Duarte, coordenador do evento.

Com entrada franca durante todo o dia, a organização do evento calcula que o público diário do Cristo Alegria chegue a 5 mil visitantes. "Essa tem sido a nossa média de público durante esses anos", afirma. A expectativa maior diz respeito à missa solene que será celebrada pelo bispo auxiliar de Belém dom Teodoro, no último dia do evento.

Pelo 22º ano consecutivo, o Renovai-Vos, promovido pela Comunidade Maíra, reúne católicos de todo o Estado no gnásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na avenida Almirante Barroso. Com o tema "Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática", a organização estima que 10 mil pessoas participem do evento até amanhã, quando se encerra.

De acordo com uma das coordenadoras, Rosane Santos, a ideia principal é oferecer um espaço com entrada franca para comemorar o carnaval de outra maneira. "Queremos proporcionar um momento de reflexão, de louvor a Deus. Com o tema deste ano, queremos justamente que as pessoas fiquem mais atentas a palavra Dele", explica.

A programação será encerrada às 17 horas de amanhã, com uma missa celebrada pelo arcebispo de Belém dom Alberto. "Temos ainda o Renovai-Vos Mirim totalmente dedicado as crianças", ressalta. A principal novidade deste ano é a presença do Padre Anderson, da Canção Nova, que vai fazer pregação com temas específicos ao longo do evento. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário