Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Romance de Wando com Sabagama em Santarém inspirou letra da música 'Moça'

Por Miguel Oliveira, jornalista, no jornal O Estado do Tapajós Online:
O sucesso de Wando, que faleceu hoje (8) em Minas Gerais, aos 66 anos, é ligado a Santarém. Aqui ele compôs sua musica mais famosa: Moça, dedicada à Sebastiana Gama (Sabagama) por quem se apaixonou. O LP vendeu 1,3 milhão de cópias, na década de 70. Wando conheceu a jovem cortesã no Hotel Tropical da Varig. Tinha traços indigenas e cabelos pretos longos (...quero me enrolar nos teus cabelos...) Wando não sabia que se tratava de uma meretriz, mas ela lhe confessou. Ficaram juntos alguns dias e viajaram para shows em garimpos de Itaituba. Na volta a Santarém, a borda da piscina, Wando lhe entregou um guardanapo de papel escrito a letra 'Moça'.
Sempre que voltava a Santarém lhe visitava. Anos mais tarde, Sabagama, ou Tiana, se firmou como empresária, construindo um luxuoso motel(Hipopotamus), na av Cuiabá, em Santarém, mas com a crise no garimpo e as invasões dos terrenos contíguos ao motel lhe levaram à bancarrota, tendo seus bens arrestados pela justiça.
Make in off desta nota: Eu, quando rapazola, ouvi essa história dos mais velhos, dos pais de meus amigos. Eu morria de curiosidade. Mas o mundo dá muitas voltas e eis que, em 2001, quando eu já tinha retornado a Santarém, após 21 anos de ausência de minha cidade, pude apoiar uma promoção da TV Guarany de um show de Wando no Signus Club. A promoção era para o(a) leitor(a) do jornal O Estado do Tapajós recortar um cupom e depositá-lo numa urna na portaria da emissora. O cupom sorteado dava direito ao ganhador a almoçar com o Wando no restaurante do Tropical Hotel. Na manhã do sábado do show, Ademir Pereira eu também participamos do almoço de Wando com uma jovem, vencedora do sorteio. Ao final do almoço,eu pude perguntar para ele se a história que eu tinha escutado era verdadeira. Ele não só confirmou como também adicionou detalhes que ,em respeito à vida pessoal de Sabagama, eu não posso compartilhar com vocês.

Deste blog - Letra da música ´Moça`:

Moça, me espere amanhã levo o meu coração pronto pra te entregar

Moça, moça eu te prometo eu me viro do avesso, só pra te abraçar

Moça eu sei que já não é pura, teu passado é tão forte pode até machucar

Moça, dobre as mangas do tempo jogue o teu sentimento todo em minhas mãos

Eu quero me enrolar nos teus cabelos

abraçar teu corpo inteiro, morrer de amor, de amor me perder

Nenhum comentário:

Postar um comentário