Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Brasileiros e seus feriados

Por Tais Luso de Carvalho - site Porto das Crônicas

Brasileiro adora entrar em recesso e voltar pra casa bem descansadinho e com a cabeça flutuando de contente. Pelo menos é o que a maioria gosta de fazer. Boa parte do povo diz que precisa descansar, que feriados encurtam o ano! Eu nunca vi gente que goste mais de feriado - que vira feriadão - como nós. E de férias nem se fala fala: enquanto as de outros povos são curtinhas, a nossa se estica...

Mas é no ponto de encurtar o ano é que fico encucada: fico pensando o porquê de um ano mais curto, fragmentado com tantos feriados. Eu não tenho nenhuma pressa de chegar a lugar nenhum. Não entendo essa pressa para entrar noutro ano. Para fazer o quê?

Pensando bem, não tenho pressa nenhuma em comemorar mais um ano, terei ao mesmo tempo, um ano a menos no ciclo da vida. Tenho a plena convicção de que aqui tá bom, mesmo entre escombros e tsunamis. Então, vida longa ao ano!

Mar, sol, futebol, música, cervejinha é tudo que brasileiro gosta. Por isso somos um povo alegre - o que não quer dizer que todos sejam felizes. Trabalhar é duro, muito sufoco, não é? Ainda mais os que são mal remunerados. Muita notícia preocupante; muita gente na contramão, muita conta pra pagar, planos de saúde cobrando alto e oferecendo cada vez menos, milhões de precatórios trancados, esquecidos, e um povo sonhador. Tudo muito aborrecido. Então o negócio é se alegrar para esquecer. E um feriado, aliás vários, vêm na medida pra brasileiro ficar bonzinho.

Nero oferecia ao seu povo o ópio do Circo; talvez seja uma maneira boa para acalmar o estresse do nosso povo, seu enorme salário, suas necessidades básicas, como estudo, saúde, segurança e lazer, enfim, todas as suas carências; plantando vários feriados pra falar mais em futebol, bebericar na beira da praia ou um churrasquinho de picanha ao ponto. Hum...

Mas falando a verdade... Nosso país têm feriado demais; enche a paciência; emendamos Natal com Ano Novo; o carnaval, a Páscoa, o Dia do Trabalho, Proclamação da República, Finados, Aparecida - nossa Padroeira e outros feriados regionais que aproveitamos pra botar o pé na estrada. De um limão, fazemos uma limonada. Sabemos fazer isso direitinho. Somos latinos, não escapamos à regra, e gostamos de boa vida.

E uma última coisinha: se nossos representantes trabalham apenas uns dias por semana – lutam feito leões em defeza de nossos interesses - por que o povo vai trabalhar como um condenado pra ganhar um centésimo do que eles ganham?
Acho que está explicado por que adoramos tantos feriadões....

Nenhum comentário:

Postar um comentário