Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Manifestantes voltam às ruas hoje

Manifestantes brasileiros. Foto: AP

O anfiteatro da Praça da República lotou na tarde de ontem, quando aproximadamente 500 manifestantes definiram os próximos passos do movimento que tem levado milhares de pessoas às ruas de Belém para reivindicar melhorias no transporte público, saúde, educação, contra a corrupção, entre outras pautas.

Dois protestos já foram realizados, o último na quinta-feira passada. Assim, mantendo a luta, sobretudo pela redução da tarifa de ônibus, hoje e quarta-feira (26), com concentração às 16h e saída às 18h, da frente ao Mercado de São Brás, milhares de pessoas vão às ruas rumo à Prefeitura de Belém, para tentar fazer com que o prefeito Zenaldo Coutinho atenda às reivindicações dos manifestantes.

Todos tinham voz e vez para falar na reunião, bastava se inscrever com um dos manifestantes que anotava os nomes. Uma dinâmica própria precisou ser criada para garantir que todos se entendessem. Cada um com três minutos para dar sua opinião, falava pausadamente enquanto os que estavam mais perto repetiam para garantir que todos ouvissem. Assim, foram mencionados muitos temas.

A estudante Lai Ferro, que estava participando da reunião afirma estar ansiosa para a próxima manifestação. “Eu não pude ir nas duas que tiveram, mas ajudei pelas rede sociais. Mas nessa eu vou. Poucas pessoas, como eu que vim de escola pública, sabem da dificuldade para conseguimos algumas coisas. Só espero que dessa vez seja de forma pacífica”, comenta.

Enquanto isso, outros manifestantes falavam em organizar caminhadas dia sim, dia não. Também mencionaram criar documentos oficiais pedindo planos emergenciais aos poderes municipal, estadual e federal.

PAUTA -
Para o universitário Ramon Rodrigues, é necessário focar em uma pauta para obter a primeira vitória e dar força ao movimento. “Quero propor que se mantenha a pauta da redução de tarifa. Precisamos de um ganho real para estimular a luta. Assim podemos agregar as outra pautas. Também queremos organizar a comissão de segurança para dialogar e bloquear os manifestantes na frente da prefeitura para que ninguém tente entrar”.

Depois de quase três horas de reunião, os próximos dois atos ficaram definidos, priorizando as pautas do transporte público. “Juntos marcamos mais duas manifestações. Uma na segunda e outra na quarta no mesmo horário e mesmo lugar. Também definimos que vamos montar uma corrente de contenção humana durante todo o percurso do ato até a prefeitura de Belém, para evitarmos a confusão da última quinta-feira”, comenta Leonardo Reis, um dos integrantes do Comitê Passe Livre em Belém.  (Fonte: Dol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário