Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 3 de agosto de 2013

Cantinho do Emir: Aquarela Mocoronga

 AQUARELA MOCORONGA

Ó gracil Santarém das aquarelas,
Predileto modelo de pintores!
Tens tanta luz nas alvoradas belas!
Que desperdício singular de cores!

Ó Santarém bonita dos luares
Propícios aos queixumes dos violões,
Quando boêmios cantam seus pesares
 Enternecendo amantes corações!

Ó Santarém piedosa dos rosários,
Das procissões, novenas, penitências!
Tu tens capelas, templos, santuários
Onde invocas de Deus as indulgências.

Ó Santarém gostosas das peixadas
Monumentais que a gente saboreia
Na pá do remo, em noites estreladas,
Tendo por mesa o infindo chão de areia!...

Ó minha Santarém, tu me apaixonas!
Que maravilha fico eu vendo, a sós:
O beijo amorenado do Amazonas
Na face verde-azul do Tapajós!...
 (Emir Bemerguy - março/1967)

Nota deste blog: Emir deixou uma quantidade muito grande de material escrito. Nos meus arquivos, encontrei pouca coisa da vasta obra deste meu querido irmão, e quase tudo já postei neste espaço que dediquei à preservação da sua memória. Se porventura eu conseguir que os seus filhos disponibilizem cópias de poemas, crônicas, etc. para este blog, darei continuidade a este "Cantinho do Emir".
Leia mais aqui >Cantinho do Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário