Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 7 de abril de 2014

É bom saber...

O padre José de Anchieta agora é São José de Anchieta. Alguns falam em Santo José de Anchieta. Bobeiam. Correm o risco de descer em vez de subir. Para manter o rumo certo, usa-se santo quando o nome começa por vogal ou h. É o caso de Santo Antônio, Santo Henrique, Santo Estêvão. Nos demais casos, o monossílabo pede passagem: São Vicente, São Bento, São Carlos, São Paulo, São Tomé.

Exceção?
Claro que sim. É ela que confirma a regra. Santo Tomás de Aquino, Santo Jeremias, Santo Jó figuram na magra relação de rebeldes. Deus os recebe de braços abertos. Afinal, perdoar é o vício do Senhor.

Ela?
Mulher tem mais o que fazer. Por isso detesta complicações. Ela é sempre santa: Santa Inês, Santa Maria, Santa Helena, Santa Catarina .

Tudo igual
A abreviatura de são, santo e santa é s . Assim mesmo, sem tirar nem pôr: S. Maria, S.Antônio, S.José . Olho vivo! Escrever Sto. e Sta.? Deus castiga. A punição? Arder no mármore do inferno eternidade afora. Valha-nos, Deus! 
Fonte: Blog da Dad no Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário