Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 4 de outubro de 2014

Pesquisas confundem eleitores

IVeiga confirma favoritismo de Helder (Foto: ) 
 NO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ
HELDER 44% e JATENE 40,3%
Pesquisa divulgada pelo instituto mostra que candidato do PMDB pode ganhar eleição ainda no primeiro turno

O candidato da coligação “Todos pelo Pará”, Helder Barbalho, chega ao dia das eleições como o favorito e na liderança na corrida ao governo do Estado. Na pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos concorrentes são apresentados ao eleitor, Helder lidera com 44% das intenções de voto. O candidato à reeleição, Simão Jatene é o segundo colocado com 40,3% das intenções. Os dados são do Instituto IVeiga, comandado pelo cientista político e pesquisador da Universidade Federal do Pará, Edir Veiga.

O instituto ouviu 1,2 mil eleitores em 24 municípios entre os dias 29 e 3 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob registro no TSE – BR 00993/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral, com número 00041/2014.Os candidatos Zé Carlos Lima (PV), Elton Braga (PRTB) e Marcos Carrera (PSOL) ficaram com 1,1%; 1% e 1,3% das intenções de voto, respectivamente.
NO SITE ORMNEWS (JORNAL O LIBERAL)
JATENE 44,7% e HELDER 37,8%
O Instituto Perspectiva Pesquisa realizou pesquisa estadual para medir a corrida eleitoral no Pará para governador, senador e presidente da República. Na pergunta estimulada, Jatene tem 44,7% e Helder Barbalho, 37,8%. Na pergunta espontânea, em que não é apresentado o nome dos candidatos, o atual governador Simão Jatene obteve 40,4% e Helder Barbalho, 37,3% das intenções de voto. A pesquisa pode ser conferida na edição do jornal O Liberal deste domingo (5).

A pesquisa do Instituto Perspectiva Pesquisa foi coordenada e analisada pelo diretor de pesquisa, Dornélio Silva, mestre em Ciência Política (UFPA), com mais de 20 anos de experiência em pesquisas eleitorais. O instituto tem em seu currículo diversos trabalhos na região Norte do país, nos estados do Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão, acumulando uma larga experiência em Pesquisa Política, de mercado, avaliação administrativa, sociais e Consultoria. Com 25 anos de atuação no mercado, o Instituto Perspectiva Pesquisa reúne diversos profissionais qualificados em pesquisa e análise de dados.

A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-00042/2014. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado final, e o intervalo de confiança é de 95%. O período de coleta foi de 30/09 a 03/10 de 2014.  

Um comentário:

  1. Mas aind ahá muita gente que acredita em pesquisas. Todas vendem resultados.

    ResponderExcluir