Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 3 de janeiro de 2015

Cheques grafados sem o ano de 2015 na data de emissão podem não ser compensados e correm risco de devolução

Um dos erros mais comuns no preenchimento de cheques acontece no início de cada ano, quando os clientes bancários ainda têm na memória o ano que passou e não se dão conta que precisam datar os cheques com o novo ano. Para evitar eventuais transtornos, é bom ficar atento ao preenchimento correto. É um procedimento simples, mas muito importante. A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN lembra que a partir do dia 1º de janeiro os cheques devem ser preenchidos com o ano de 2015.

A entidade observa que, caso um cheque esteja com data errada, somente será compensado o documento em que for constatado que realmente houve equívoco no preenchimento da data, caso contrário ele será devolvido. De acordo com Walter de Faria, diretor adjunto de operações da Federação, a medida vale até o fim de janeiro. "O objetivo da ação é minimizar os transtornos nos serviços de compensação do sistema bancário", afirma. E acrescenta: "é importante sempre ficar atento e preencher o cheque de forma correta".

Vale ressaltar que o prazo para compensação dos cheques com valores inferiores a R$ 299,99 é de até dois dias úteis. Valores acima de R$ 300,00 são compensados em até um dia útil.

CuidadosO cheque é um importante meio de pagamento. Requer cuidados para sua boa conservação, segurança, evitando-se perdas ou extravios, e atenção no uso correto. Por isso, veja abaixo algumas dicas da FEBRABAN para evitar eventuais problemas:
- Emita sempre cheques nominais e cruzados;
- Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios, evite rasuras;
- Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizados com cartão;
- Evite circular com talões de cheques. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia;
- Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário;
- Tome o máximo de cautela na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado;
- Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão;
- Destrua os talões de contas inativas;
- Separe os cheques de qualquer documento pessoal;
- Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos;
- Não forneça dados pessoais por telefone;
- Nunca utilize maquineta de preenchimento de cheques com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário