Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Renan Calheiros é reeleito presidente do Senado Federal

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi reeleito neste domingo (1º), por 49 votos de 81, para mais dois anos à frente do cargo mais alto do Legislativo. Ele venceu o colega de partido Luiz Henrique (PMDB-SC), que se lançou na disputa sem apoio do PMDB.

Renan presidirá a Casa em 2015 e 2016 juntamente com a nova Mesa Diretora, que será escolhida na próxima terça-feira (3). Luiz Henrique obteve 31 votos e houve um nulo.

Este será o quarto mandato de Renan Calheiros na presidência do Senado. O primeiro foi em fevereiro de 2005. Foi reconduzido em 2007, mas acabou renunciando ao cargo em meio a denúncias de que usou dinheiro de lobista para pagar pensão de uma filha fora do casamento. Reeleito senador, foi escolhido novamente para a presidência em 2013.

A eleição para os demais cargos da Mesa do Senado será realizada amanhã (3), a partir das 10h. A decisão foi comunicada pelo presidente reeleito, Renan Calheiros, após ouvir as opiniões de senadores de vários partidos no Plenário, na tarde deste domingo (1º).

Além do presidente do Senado, a Mesa é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. As atribuições de cada um desses cargos são definidas pela Constituição e pelo Regimento Interno do Senado.

O partido com maior bancada, o PMDB, indicou o vitorioso Renan Calheiros para a presidência. Como maior bancada, o PMDB deve indicar ainda o 2º vice-presidente e um suplente.

Detentor da segunda maior bancada, o PT deve ficar com a 1ª vice-presidência e com a 2ª secretaria. O PSDB deve ficar com a 1ª secretaria. PDT e PSB devem indicar o 3º e o 4º secretários. PP e DEM têm direito de indicar um suplente cada um. O último suplente deve ficar a cargo do PSD. Os integrantes da Mesa têm mandatos de dois anos.

Como se trata de uma nova legislatura, os membros da atual Mesa, reeleitos ou no meio do mandato, poderão concorrer novamente. O senador Jorge Viana (PT-AC) deve ser reeleito 1º vice-presidente e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) deve ser reeleito para a 2ª vice-presidência, conforme informaram Renan, Eunício e o próprio Jorge Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário