Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Conselhão de Lula abre caminho para 2018

:
O ex-presidente Lula já escalou uma equipe para desenhar uma eventual candidatura em 2018. O ‘conselhão’, montado em 2014, se reúne semanalmente no Instituto Lula.

Foram escalados para participar do "grupo do futuro", os prefeitos Fernando Haddad (São Paulo) e Luiz Marinho (São Bernardo) e os secretários municipais Alexandre Padilha (Relações Governamentais) e Arthur Henrique (Trabalho). Participam também dos encontros, o empresário Josué Gomes, presidente do grupo Coteminas, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Lula conta ainda com o apoio de Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, e do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho.

"As reuniões servem de aconselhamento ao presidente [Lula]. Para orientá-lo nos movimentos que ele deve fazer", explica um de seus aliados, Rafael Marques.

No momento em que o Partido dos Trabalhadores enfrenta o maior desafio de sua história, com um bombardeio diário de acusações, o ex-presidente Lula tem ampliado as aparições públicas e participado de reuniões com a presidente Dilma Rousseff para discutir a crise política.

"O sucesso da Dilma é o meu sucesso. O fracasso da Dilma é o meu fracasso", afirmou o ex-presidente recentemente.

Segundo a colunista do 247 Tereza Cruvinel, o último programa do PT expressa uma mudança importante na relação do ex-presidente Lula e do próprio partido com o governo da presidente Dilma Rousseff: "prevaleceu a prioridade de se resgatar a imagem do PT junto a sua base histórica no momento mais difícil da história do partido" e, por isso, o mote do comercial foi falar do que mudou nos últimos 12 anos, e não a defesa específica do atual governo. Ela diz ainda que Lula passará agora a trilhar um novo caminho, "em que agirá mais como o Lula histórico e menos como patrono do governo Dilma".

Ele também se prepara fisicamente para a disputa presidencial. No mês passado, na sua página no Facebook, ele postou um vídeo em que aparece malhando. (Brasil 247)
 
No site "O Antagonista"
O futuro de Lula
Lula está "sem brilho no olhar", segundo um de seus amigos, citado pela Folha de S. Paulo.

Ao mesmo tempo, ele "arregimentou uma equipe para pavimentar uma eventual candidatura em 2018", batizada de "grupo para o futuro".

O "grupo para o futuro" reúne Fernando Haddad, que recebeu 2,4 milhões de reais de Ricardo Pessoa, da UTC, e Alexandre Padilha, que se encontrou com Alberto Youssef para negociar a compra de remédios da Labogen. Reúne também Antonio Palocci, acusado de ter arrecadado dinheiro roubado da Petrobras para a campanha de Dilma Rousseff, e Rafael Marques, o presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC que voou com Lula no jatinho fretado pela Odebrecht.

Lula repete a seus interlocutores que, neste momento, não tem condições de disputar a Presidência da República. Mas enquanto passeia em seu pedalinho em forma de cisne, no lago escavado em sua fazenda pela OAS, ele pensa no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário