Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 4 de julho de 2015

Manaus é confirmada no Revezamento da Chama Olímpica em 2016

Manaus está confirmada no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. A data exata em que o símbolo olímpico chegará à cidade, que vai sediar seis jogos do Torneio de Futebol das Olimpíadas, ainda não foi definida, mas é certo que a tocha vai pernoitar na capital amazonense.

A lista das primeiras 82 cidades que integrarão a jornada da chama olímpica pelo país foi anunciada ontem, dia 3 de julho, pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em cerimônia realizada em Brasília (DF), com a participação da presidenta Dilma Rousseff e os representantes das cidades por onde a tocha vai passar.

O prefeito de Manaus, Artur Neto, e os coordenadores estadual e municipal dos Jogos Olímpicos, Mário Aufiero e Bernardo Monteiro de Paula, respectivamente, participaram do evento. “É uma grande satisfação, que todo esse espírito de união, engajamento, esperança e solidariedade que representa os Jogos Olímpicos e que está imbuído na tocha chegue até a gente”, afirmou o coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, ao representar o governador José Melo na cerimônia.

As 82 cidades anunciadas nesta sexta-feira indicam os destinos finais da chama Olímpica para cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que percorrerá outras cerca de 200 cidades, com exceção dos dias em que houver paradas técnicas ou momentos especiais de imagem. Também foi confirmado que a jornada da Chama Olímpica no Brasil começará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias, após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade.

Serão em torno de 12.000 condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10.000 milhas aéreas. O Revezamento da Tocha Olímpica se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros, dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

A lista completa das cidades que receberão o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 será revelada no início do ano que vem. Esse encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar em torno de 90% da população do país em cerca de 300 cidades de todos os 26 Estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os Patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 (Coca-Cola, Nissan e Bradesco), anunciarão suas campanhas públicas para selecionar em todo o Brasil aqueles que terão o privilégio de conduzir a Chama Olímpica.

O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos.

De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário