Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 27 de agosto de 2016

Caetano cantará na posse de ministra que votou contra veto a biografias

Folha de SP
Integrante do Procure Saber, associação de artistas que apoiou a legislação que restringia a publicação de biografias não autorizadas, o compositor Caetano Veloso cantará o hino nacional na cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), em 12 de setembro.

A ministra foi relatora da ação direta de inconstitucionalidade que, em junho de 2015, derrubou a brecha na lei que permitia veto a biografias sem autorização prévia.

Em seu voto, ela julgou a legislação como inconstitucional e afirmou: "Cala a boca já morreu. É a Constituição do Brasil que garante".

A decisão da ministra contrariou a vontade do Procure Saber que, em 2013, quando Roberto Carlos ainda integrava o grupo, posicionou-se a favor de restringir a comercialização de biografias produzidas sem o consentimento dos biografados ou herdeiros.

Roberto deixou o Procure Saber naquele ano. Diante da repercussão negativa na opinião pública da sua posição, o grupo perdeu força. Em 2015, desistiu do debate.

"Admiro, respeito e tenho carinho pela ministra Cármen Lúcia", disse Caetano à Folha, ao comentar o convite para cantar durante a cerimônia de posse no STF.

O músico afirma que sua posição em relação às biografias sempre foi diferente da do restante da associação. "No caso da autorização prévia para biografias, sua posição e suas palavras coincidem exatamente com o que penso e sempre pensei sobre o assunto", afirma.

A notícia do convite foi antecipada pelo jornal "O Globo" e confirmada pela empresária de Caetano e diretora-presidente do Procure Saber, Paula Lavigne. Ela afirma que o convite partiu da própria ministra. "Carminha é moderna e simples", disse, "e me mandou [mensagem de] WhatsApp [para convidá-lo]".

No texto, Cármen Lúcia diz que "a posse cumpre o ritual do STF" e lembra que "outros artistas já cantaram lá, como Daniela Mercury [quando Ayres Britto assumiu a presidência, em abril de 2012] e Hamilton de Holanda [na posse de Joaquim Barbosa, em novembro de 2012]".

A ministra revela ainda: "Quando tomei posse no TSE [em novembro de 2009], perguntada sobre qual o cantor que eu mais gostava, respondi que era o Caetano". Lavigne antecipa que a apresentação será no estilo "banquinho e violão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário