Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Pantera Negra - 75 anos

 
O São Raimundo Esporte Clube completa hoje (9) 75 anos de existência. Parabenizamos os dirigentes e a grande e apaixonada torcida do glorioso Pantera Negra de Santarém.

Um comentário:

  1. O HINO DO SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE é de autoria de meu saudoso pai Wilson Fonseca (maestro Isoca).

    Escrevi um arranjo para Coro, Orquestra de Sopros, Percussão e Piano.

    Não sou torcedor do São Raimundo, mas do São Francisco Futebol Clube de Santarém, o Leão Azul da Pérola do Tapajós. 

    O ‘São Francisco’ tem o seu hino, de autoria de Emir Bemerguy. 

    Para o Leão Azul eu compus, em 1973, o hino-marcha ‘Preito ao São Francisco Futebol Clube de Santarém’. 

    Meu pai torcia pelo Vasco e eu, pelo Flamengo, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, ele era Tricolor e eu, Palmeiras. Em Belém, ele era do Clube do Remo e eu, Paysandu.

    Porém, na música torcemos pelo mesmo time: o time da boa música!

    Não posso negar a beleza deste hino composto por Wilson Fonseca, em 1969, tempo áureo do futebol santareno, quando o ‘São Raimundo’ esteve sob o prestígio de Everaldo Martins (Prefeito Municipal de Santarém, nos períodos de 1963-1967 e 1971-1974), que também apoiou a fundação, em 1963, da Banda de Música ‘Prof. José Agostinho’, dirigida por meu pai e meu tio Wilde Fonseca (maestro Dororó), graças à iniciativa dos sargentos João de Deus Damasceno e Raimundo Nonato da Costa Bittencourt, dirigentes do ‘Tiro de Guerra 190’, de Santarém-PA, onde a banda ensaiava (Wilson Fonseca, em ‘Meu Baú Mocorongo’, v. 3, p. 731/747).

    ...

    Em homenagem ao “São Raimundo Esporte Clube”, de Santarém, meu saudoso pai Wilson Fonseca (Isoca), compôs, em 1969, o hino, a pedido do Dr. Everaldo Martins, Presidente da agremiação e Prefeito Municipal de Santarém, cuja letra transcrevo adiante:

    HINO DO SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE
    Letra e Música: Wilson Fonseca (1969)

    Neste canto vibrante de fé,
    Vamos todos com alma sincera
    Levantar nosso brado, de pé,
    Ao valente e altivo “PANTERA”.

    Os teus feitos te envolvem de glórias
    Conquistadas por bravos, por fortes.
    Em tuas lutas se buscas vitórias,
    Tens por mira elevar os esportes.

    Estribilho

    “São Raimundo” de raça, querido
    Alvinegro que o povo quer bem,
    Nos gramados tu és sempre aplaudido
    Pois teu nome traduz Santarém.

    “São Raimundo” de raça, querido
    Alvinegro que o povo quer bem,
    Nos gramados tu és sempre aplaudido
    Pois teu nome traduz Santarém.



    Em 2008, eu elaborei um arranjo do Hino, para Coro, Orquestra de Sopros, Percussão e Piano.

    ...

    Abraços,

    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir