Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 31 de março de 2021

OLHAI POR NÓS, MAES QUERIDAS

Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora da Conceição, são as minha protetoras, que me abençoam e atendem aos meus pedidos. Faço mais um: Mães queridas, protejam, cuidem dos habitantes do nosso Brasil, livrando-os dos males da pandemia do coronavírus. Vós peço uma atenção especial ao povo de SANTARÉM DO MEU CORAÇÃO/ TERRA MIMOSA, DE PAZ E SONHOS DE AMOR/ DO MEU TAPAJÓS AZUL/ AZUL COMO O CÉU.

 ***TRISTEZA***

Pessoas queridas, íntegras, trabalhadoras, morrem acometidas desta terrível pandemia. Hoje, nos deixou o meu amigo Félix Soares, conhecido alfaiate residente em Santarém. À sua família, meus pêsames.

 CLONANDO PENSAMENTO

“As Forças Armadas são forças que não promovem a guerra, mas asseguram a paz. E as nossas Forças Armadas, que são dignas de aplausos em razão da sua qualidade, da sua eficiência, do seu compromisso público, do seu compromisso com a democracia, devem ser enaltecidas. E não há nenhum tipo de risco que seja algo diferente disso. Esta presidência confia e acredita que não nem a mínima iminência de algum risco ao Estado democrático de Direito, mas, se houvesse ou se houver, evidentemente, caberá a esta presidência verbalizando e vocalizando o sentimento do plenário, reagir, reagir na forma constitucional, na forma legal, na forma institucional para evitar que haja qualquer tipo de retrocesso”.

(Rodrigo Pacheco, presidente do Senado)

 EVANGELHO DO DIA 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 26,14-25)

Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”

Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

 57 ANOS DO GOLPE MILITAR

Em nota alusiva ao golpe militar de 1964, o recém-anunciado ministro da Defesa, general da reserva Walter Braga Netto, disse nesta terça-feira (30) que o episódio que instalou a ditadura militar (1964-1985) é "parte da trajetória histórica" do Brasil.

"O movimento de 1964 é parte da trajetória histórica do Brasil. Assim devem ser compreendidos e celebrados os acontecimentos daquele 31 de março", escreveu o general na Ordem do Dia, documento em alusão ao golpe.

Leia a íntegra do comunicado:

MINISTÉRIO DA DEFESA

Ordem do Dia Alusiva ao 31 de março de 1964

Brasília, DF, 31 de março de 2021

Eventos ocorridos há 57 anos, assim como todo acontecimento histórico, só podem ser compreendidos a partir do contexto da época.

O século XX foi marcado por dois grandes conflitos bélicos mundiais e pela expansão de ideologias totalitárias, com importantes repercussões em todos os países.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo, contando com a significativa participação do Brasil, havia derrotado o nazi-fascismo. O mapa geopolítico internacional foi reconfigurado e novos vetores de força disputavam espaço e influência.

A Guerra Fria envolveu a América Latina, trazendo ao Brasil um cenário de inseguranças com grave instabilidade política, social e econômica. Havia ameaça real à paz e à democracia.

Os brasileiros perceberam a emergência e se movimentaram nas ruas, com amplo apoio da imprensa, de lideranças políticas, das igrejas, do segmento empresarial, de diversos setores da sociedade organizada e das Forças Armadas, interrompendo a escalada conflitiva, resultando no chamado movimento de 31 de março de 1964.

As Forças Armadas acabaram assumindo a responsabilidade de pacificar o País, enfrentando os desgastes para reorganizá-lo e garantir as liberdades democráticas que hoje desfrutamos.

Em 1979, a Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional, consolidou um amplo pacto de pacificação a partir das convergências próprias da democracia. Foi uma transição sólida, enriquecida com a maturidade do aprendizado coletivo. O País multiplicou suas capacidades e mudou de estatura.

O cenário geopolítico atual apresenta novos desafios, como questões ambientais, ameaças cibernéticas, segurança alimentar e pandemias. As Forças Armadas estão presentes, na linha de frente, protegendo a população.

A Marinha, o Exército e a Força Aérea acompanham as mudanças, conscientes de sua missão constitucional de defender a Pátria, garantir os Poderes constitucionais, e seguros de que a harmonia e o equilíbrio entre esses Poderes preservarão a paz e a estabilidade em nosso País.

O movimento de 1964 é parte da trajetória histórica do Brasil. Assim devem ser compreendidos e celebrados os acontecimentos daquele 31 de março.

​a) Walter Souza Braga Netto - Ministro de Estado da Defesa

 ** EB SOCIAL **

Bena Santana, repórter dos bons, meu dileto amigão, merece, hoje (31), um forte abraço (virtual, devido ao coronavírus) porque está aniversariando. Parabéns, benquisto mocorongo!

 ** EB SOCIAL **

Como era dito antigamente, “hoje os passarinhos amanheceram cantando alegremente”... porque é o aniversário do Manuel José Sena Dutra, jornalista santareno. Parabéns, meu querido amigo, com desejo de que você seja feliz, sempre,

terça-feira, 30 de março de 2021

 POETANDO

"Dos lábios que me beijaram,

Dos braços que me abraçaram

Já não me lembro, nem sei...

São tantas as que me amaram!

São tantas as que eu amei!

Mas tu - que rude contraste!

Tu, que jamais me beijaste,

Tu, que jamais abracei,

Só tu, no meu pensamento ficaste,

De todas as que eu amei".

(Paulo Setúbal)

Fico feliz em saber que o jornalista Francisco Sidou, meu amigo e colaborador deste blog e da minha página no Facebook, recebeu, como eu, a segunda dose da vacina contra a Covid. E não se esqueceu de fazer menção à "organização impecável, dedicação e simpatia dos valorosos profissionais da Saúde envolvidos nesta tarefa de vacinação". Muito justo também o agradecimento que fez ao governador Hélder Barbalho é ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Demissão de chefes das Forças Armadas

O Ministério da Defesa informou nesta terça-feira (30) que os três comandantes das Forças Armadas serão substituídos: Edson Pujol, do Exército, Ilques Barbosa Junior, da Marinha, e Antonio Carlos Moretti Bermudez, da Aeronáutica. 

A decisão foi anunciada em nota após uma reunião nesta manhã com o novo ministro da pasta, Walter Braga Netto, o ex-ocupante do cargo, Fernando Azevedo e Silva.

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **

In memoriam

António Dezincourt (Rolinha), meu amigo do tipo 'gente boa', na hora da vacina hoje de manhã, antes da furada perguntou: "Moça, tá tudo nos conformes? Tem mesmo líquido dentro desta seringa? SIM, respondeu a delicada vacinadora. - Então, taca a furada...!

 ** EB SOCIAL **

Hoje é dia de festejar o aniversário da Isabella Bendelak Lima, enfermeira, uma das heroínas que trata com carinho os pacientes, principalmente os que lutam contra a Covid. PARABÉNS!!!

 TÁ CERTO ISTO?

Em Belém e nas demais cidades do Pará estão faltando leitos pra acomodar pacientes com Covid e, enquanto isto, prosseguem as obras de reforma do Estádio Mangueirão que custarão 140 milhões de reais.

 ++ TRISTEZA **

Acabo de receber notícia da morte de Helena Silveira, ocorrida hoje em Santarém. Seu pai é o meu saudoso amigo Expedito Toscano. Aos seus familiares, meus pêsames.

ATUALIZAÇÃO
O nome correto da falecida é Lena Silvéria. A irmã dela, Ana Helena, está hospitalizada acometida também da Covid. Rezemos por ela. 

 COISA NOSSA, DE SANTARÉM...

Todos os anos, nesta época, a Ilha do Amor e o Lago Verde, em Alter do Chão, ficam do jeito mostrado na foto criada dia 26 do corrente mês, pelo Wsnand Ribeiro. As barracas da praia, que vendem comidas e bebidas, ficam cobertas pela água e só voltam a funcionar em maio quando o rio começa a secar.

 EVANGELHO DO DIA

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 13,21-33.36-38)

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.

Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”

Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.

Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.

Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.

Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

 A QUEM INTERESSAR...

Esquerdistas e bolsonaristas continuam brigando, mas eu não concordo com isto, deleto quase tudo o que eles mandam pra mim com pedido de publicação. São notícias do tipo fake news e comentários recheados de calúnias, injúrias e difamações. Sou da paz, quero união, respeito e amor entre todos(as) que me dão o prazer de estar comigo de maneira respeitosa. Quem não aceitar isto, a porta de saída está aberta. Procurem outros meios que permitam a propagação do ódio. Aqui neste blog e na minha página no Facebook, NÃO! 

 ** EB SOCIAL **

Muito querida, Ivone Mussi Tostes conemora idade nova, hoje. Parabéns!

segunda-feira, 29 de março de 2021

 MUDANÇAS EM MINISTÉRIOS DO GOVERNO BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta segunda-feira (29) seis mudanças no alto escalão do governo. Casa Civil, Secretaria de Governo, Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério das Relações Exteriores terão novos ministros.

No saldo final, três ministros saem e três ministros entram no governo. O general Fernando Azevedo, exonerado da Defesa; Ernesto Araújo, que pediu demissão das Relações Exteriores; e José Levi Mello do Amaral Júnior, que pediu demissão da AGU, não integram mais o primeiro escalão.

 ELES MERECEM, SIM!

Agradeço a sugestão que me faz a Dolores Viana, residente em Belém, nestes termos: "Ercio, faça constar do seu blog e no Facebook, um quadro denominado 'HONRA AO MÉRITO E GRATIDÃO AO PROFISSIONAL DA SAÚDE' com fotos de médicos, enfermeiros, enfim, de heróis e heroínas que salvam vidas".

DIGO EU (Ercio): Dolores, sua sugestão é excelente, porém, para que seja concretizada, como você é eu desejamos, preciso que meus leitores e minhas leitoras, me enviem fotos desses profissionais da saúde, porque no meu arquivo tenho pouquíssimas. Para remessa de fotos utilizem este meu contato: 91989174477 (watsap). Quando eu tiver pelo menos umas 30 fotos, começarei a posta-las.

 SAUDOSAMENTE...

Vendo estás fotos, me dá uma saudade danada de Alter do Chão.

 DESPEDIDA DIGNA 

Meu saudoso e querido amigo Itamar, após o longo tempo de trabalho no Centro Recreativo, teve por parte da diretoria do clube santareno, uma carinhosa despedida com a presença de amigos(as) e parentes. Para quem não sabe, além de garçom nas festas, Itamar era o responsável pelos serviços de conservação, manutenção e limpeza da sede do seu querido CR.

Foto: Em um dos momentos da despedida, Itamar, muito feliz, ao lado de Socorro Colares e Regina Silva, suas jovens amigas.

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **

In memoriam

E VIVA EU!

Há pouco, recebi a segunda dose da vacina contra Covid. Obrigado, meu Deus! Obrigado, governos Federal e do Pará, Prefeitura de Belém e atenciosos profissionais da saúde que me atenderam maravilhosamente bem no sistema driver-thru na UFPA. Obrigado, querida filha Betinha, minha atenciosa acompanhante. Obrigado, enfermeira Adriana, que me vacinou. Sei que a vacina não cura, mas inspira fé e esperança de que viverei um pouco mais. Prometo continuar usando máscara, álcool em gel para limpeza das mãos e manter distância de outras pessoas.

COVID-19: A CRUEL SOLIDÃO DOS PACIENTES E MORTOS 

As pessoas acometidas de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, estão morrendo em isolamento hospitalar sem a presença da família ou amigos. As visitas são proibidas porque o risco de contágio é muito alto. Quando alguém que você ama morre, dizer adeus pela última vez significa muito. Mas isto não está sendo permitido em um velório, uma missa, por exemplo. O corpo das vítimas tem que ser cremado ou sepultado sem demora e a presença de membros da sua família ou de amigos. Isto é cruel, mas infelizmente é necessário que seja assim.

 A ESTRELA SOBE...

Excelente cantora, a paraense Fran Marins, de 69 anos conquistou ontem sua vaga na final do programa The Voice+. 

 LEITORADO

De J.Almeida, reside em Belém:

"Caro Ercio, ontem, lendo o teu excelente blog e esta tua página, tomei conhecimento da morte do nosso colega Evandro Diniz Soares. Lamentavelmente, a direção do Basa, da Capaf, da Casf, da Aeba, da Aaba, não estão nem aí para o que acontece de bom ou de ruim com os empregados do nosso Banco da Amazônia, da ativa e, principalmente, aposentados. Nem uma notinha na imprensa ou mesmo em seus sites, comunicando o falecimento de pessoas que prestaram bons serviços à instituição. Missa de sétimo dia, nunca mandam rezar. Isto chama-se desrespeito e ingratidão."

 CLONANDO PENSAMENTO 

"Estou preocupada com a cor do nosso grande e belíssimo Rio Tapajós. Essa não é, nunca foi sua cor. O que está acontecendo? Desde que ele começou a subir, está com essa cor amarelada. Me dá um desespero e uma tristeza profunda". (Ana Branches)

domingo, 28 de março de 2021

 +++ TRISTEZA ***

A vida só tem sentido se espalharmos a semente da solidariedade, da ternura, da alegria e do amor. DALILA AGUIAR PEIXOTO viveu assim. Hoje, faleceu, vítima desta terrível Covid. É mãe do meu genro Eric, na pessoa de quem eu e minha família, com muita tristeza, apresentamos nossas condolências aos demais familiares que estimamos muito, muito.

Na foto, dona Dalila ladeada pelo marido Paulo e o filho Eric.

ATUALIZAÇÃO
"Nós, da família Aguiar Peixoto, agradecemos as manifestações de pesar e solidariedade pela morte da nossa querida Dalila".

 CLONANDO PENSAMENTO 

“Na prosperidade, nossos amigos nos conhecem; na adversidade, nós é que os conhecemos”. (Churton Collins)


SANTARÉM DA SAUDADE 

Na década de 50 a cidade era assim, como mostra a foto tirada pelo meu saudoso pai, Vidal. Existia até um belo Castelo.

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **

 FELIZ DOMINGO DE RAMOS

 EVANGELHO DO DIA 

Narrador 1: Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Marcos:

Logo pela manhã, os sumos sacerdotes, com os anciãos, os mestres da Lei e todo o Sinédrio, reuniram-se e tomaram uma decisão. Levaram Jesus amarrado e o entregaram a Pilatos. E Pilatos o interrogou:

Leitor 1: “Tu és o rei dos judeus?”

Narrador 1: Jesus respondeu:

— “Tu o dizes”.

Narrador 1: E os sumos sacerdotes faziam muitas acusações contra Jesus. Pilatos o interrogou novamente:

Leitor 1: “Nada tens a responder? Vê de quanta coisa te acusam!”

Narrador 1: Mas Jesus não respondeu mais nada, de modo que Pilatos ficou admirado. Por ocasião da Páscoa, Pilatos soltava o prisioneiro que eles pedissem. Havia então um preso, chamado Barrabás, entre os bandidos, que, numa revolta, tinha cometido um assassinato. A multidão subiu a Pilatos e começou a pedir que ele fizesse como era costume. Pilatos perguntou:

Leitor 1: “Vós quereis que eu solte o rei dos judeus?”

Narrador 2: Ele bem sabia que os sumos sacerdotes haviam entregado Jesus por inveja. Porém, os sumos sacerdotes instigaram a multidão para que Pilatos lhes soltasse Barrabás. Pilatos perguntou de novo:

Leitor 1: “Que quereis então que eu faça com o rei dos judeus?”

Narrador 2: Mas eles tornaram a gritar:

— “Crucifica-o!”

Narrador 2: Pilatos perguntou:

Leitor 1: “Mas, que mal ele fez?”

Narrador 2: Eles, porém, gritaram com mais força:

— “Crucifica-o!”

Narrador 2: Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado. Então os soldados o levaram para dentro do palácio, isto é, o pretório, e convocaram toda a tropa. Vestiram Jesus com um manto vermelho, teceram uma coroa de espinhos e a puseram em sua cabeça. E começaram a saudá-lo:

— “Salve, rei dos judeus!”

Narrador 1: Batiam-lhe na cabeça com uma vara. Cuspiam nele e, dobrando os joelhos, prostravam-se diante dele. Depois de zombarem de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, vestiram-no de novo com suas próprias roupas e o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.

Narrador 2: Os soldados obrigaram um certo Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo, que voltava do campo, a carregar a cruz. Levaram Jesus para o lugar chamado Gólgota, que quer dizer “Calvário”. Deram-lhe vinho misturado com mirra, mas ele não o tomou. Então o crucificaram e repartiram as suas roupas, tirando a sorte, para ver que parte caberia a cada um.

Narrador 1: Eram nove horas da manhã quando o crucificaram. E ali estava uma inscrição com o motivo de sua condenação: “O Rei dos Judeus”. Com Jesus foram crucificados dois ladrões, um à direita e outro à esquerda. Os que por ali passavam o insultavam, balançando a cabeça e dizendo:

— “Ah! Tu, que destróis o Templo e o reconstróis em três dias, salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!”

Narrador 1: Do mesmo modo, os sumos sacerdotes, com os mestres da Lei, zombavam entre si, dizendo:

— “A outros salvou, a si mesmo não pode salvar! O Messias, o rei de Israel... que desça agora da cruz, para que vejamos e acreditemos!”

Narrador 2: Os que foram crucificados com ele também o insultavam. Quando chegou o meio-dia, houve escuridão sobre toda a terra, até as três horas da tarde. Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte:

— “Eloi, Eloi, lamá sabactâni?”

Narrador 2: Que quer dizer:

— “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”

Narrador 2: Alguns dos que estavam ali perto, ouvindo-o, disseram:

— “Vejam, ele está chamando Elias!”

Narrador 2: Alguém correu e embebeu uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e lhe deu de beber, dizendo:

— “Deixai! Vamos ver se Elias vem tirá-lo da cruz”.

Narrador 1: Então Jesus deu um forte grito e expirou. (Todos se ajoelham um instante) Nesse momento, a cortina do santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes. Quando o oficial do exército, que estava bem em frente dele, viu como Jesus havia expirado, disse:

— “Na verdade, este homem era Filho de Deus!”

 MPF pede à Justiça que governo do Pará mantenha lockdown

Ontem (27) o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal que obrigue o governo do Pará a manter o confinamento rígido (lockdown) na Região Metropolitana de Belém.

Segundo o MPF, há um acordo que obriga o governo a comprovar que as decisões sobre distanciamento social são tomadas com base em consulta a comitê técnico previsto no Plano Estadual de Contingência da Covid-19 e em estudos de instituições de renome.

O acordo entre governo estadual, MPF e Defensoria Pública da União (DPU) foi homologado pela Justiça Federal em junho do ano passado, alertam procuradores da República. A última vez que foi registrada reunião do comitê técnico foi em julho do ano passado, segundo o MPF.

O afrouxamento das regras de distanciamento social na região metropolitana, anunciado pelo governo estadual neste sábado, faz parte da série de violações à ordem judicial, frisam membros do MPF de todo o estado.

Em Belém, idosos de 70 a 79 anos recebem 2ª dose da vacina a partir de segunda-feira

A partir desta segunda-feira (29) até quinta (01 de abril), inicia a segunda dose dos idosos com 70+, isto é, nascidos de 1942 a 1951 (79 a 70 anos). Como esse grupo é sempre menor, estarão disponíveis os 16 pontos habituais de vacinação e não mais 21, com funcionamento sempre das 9h às 17h, segundo informa a Prefeitura de Belém.

Na segunda -feira (29), recebem a segunda dose da vacina os idosos que têm 79, 78 e 77 anos. Na terça (30), as pessoas com 76, 75 e 74 anos. Já na quarta-feira (31), de 73 e 72 anos. Na quinta-feira (01), os idosos com 71 e 70 anos de idade.

Confira os 16 pontos de vacinação, com funcionamento de 9h às 17h:

1.   Aldeia Cabana. Avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira. Drive-thru e a pé;

2.    Cassazum. Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco. Drive-thru e a pé;

3.    Colégio do Carmo. Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha. Somente a pé;

4.    Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá. Drive-thru e a pé;

5.    Estacionamento das obras sociais da Basílica. Entrada pela Gentil Bittencourt, bairro de Nazaré. Somente drive-thru;

6.    FIBRA. Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré. Drive-thru e a pé;

7.    FUNBOSQUE. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;

8.    Ginásio Mangueirinho. Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão. Drive-thru e a pé;

9.    Igreja do Evangelho Quadrangular. Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá. Drive-thru e a pé;

10.    Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças. Praça Pio XII, nº 148, Distrito de Icoaraci;

11.    UMS Carananduba. Praça Carananduba, Distrito de Mosqueiro;

12.    UMS Maracajá. Travessa Siqueira Mendes, nº 1132, Distrito de Mosqueiro;

13.    UNAMA. Avenida Alcindo Cacela, nº 287. Drive-thru e a pé;

14.    UNIFAMAZ. Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto. Drive-thru e a pé;

15.    Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus Guamá). Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá. Drive-thru e a pé.

16- Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rotary.

sábado, 27 de março de 2021

++ NOTÍCIAS TRISTES ++

Sinceramente, me dói muito fazer registro nesta página e no meu blog, de mortes de pessoas conhecidas, amigas, vítimas não só desta cruel Covid, mas também de outras causas. Sei que há leitores que não gostam de ler estas notícias tristes, mas não irei parar de divulga-las porque, certamente, há interesse de quem foi amigo(a) das pessoas falecidas, tomar conhecimento do fato e, assim, poder expressar seu pesar.

 +++ TRISTEZA ++×

Mais uma morte bastante lamentada hoje em Santarém, causada por Covid. A de ZULEIDE PIMENTEL LEITE, Pretora aposentada e sogra do meu amigo Delegado Herbert Júnior. Aos seus familiares, minhas condolências.

 +++ TRISTEZA ++×

Estou triste, morreu hoje EVANDRO DINIZ SOARES, meu amigão e ex-colega de trabalho no Basa. Santareno, advogado, poeta e escritor dos bons, era um ser humano que me causava satisfação e orgulho de desfrutar da sua amizade. Sempre conversavamos por telefone e, às vezes, convidado insistentemente por ele, eu ia ao seu encontro em seu lar, sempre muito bem recebido, inclusive pela professora Ivete, sua esposa. Nosso último encontro ocorreu em junho do ano passado e, na ocasião, sendo remista como eu, gentilmente me presenteou com um belo relógio (foto) que contém o escudo do nosso glorioso Leão Azul e que eu guardo com muito zelo e carinho. Meu amigo, repito, estou muito triste, mesmo, com a sua partida, mas é vontade de Deus que certamente lhe acolherá em bom lugar. Aos seus familiares eu asseguro que minhas orações e pensamentos estão com vocês neste momento tão duro. Meus profundos sentimentos.

COISA NOSSA, DE SANTARÉM...

Barcos de todos os tipos e tamanhos para conduzir passageiros e cargas ao interior do Município e cidades vizinhas e também para as capitais do Pará e Amazonas. 

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **

In memoriam

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **

 CLONANDO PENSAMENTO

"Um total desrespeito com a memória do meu avô! Só querem as pompas e circunstâncias que o nome dele traduz, mas na prática a casa onde ele passou a vida dedicada à minha avó e aos filhos está literalmente caindo aos pedaços! Uma vergonha!! Isso sem falar na sepultura dele, de tijolo, sem nenhum acabamento, mal feita, mais um desrespeito a sua memória! Torno aqui à repetir: só querem as pompas e circunstâncias do nome do meu avô, o resto que diz respeito a ele, mas que não reflete status social e não aparece na mídia que se dane!!!"

(Eula Gorayeb, sobre a casa onde morou o seu avô,  maestro Isoca)

 VENDA DA CASA DO MAESTRO ISOCA 

Sobre a sugestão apresentada hoje nesta página pelo Carmelo Rodrigues, para ser vendida a casa onde residia o maestro Isoca e sua família, localizada na travessa Francisco Corrêa, em Santarém, ouvi de José Wilson Malheiros da Fonseca, um dos herdeiros, o seguinte: "Concordo com a venda da casa e a divisão do dinheiro entre meus irmãos e eu, em partes iguais. A idéia esboçada por eles e elas de transformar o referido imóvel em Museu, não conta com a minha concordância por considera-la inviável já que para manter um Museu à disposição do público, as despesas não são poucas e os meus irmãos e minhas irmãs certamente não estão dispostos a responsabilizarem-se por elas. Se a casa for vendida, utilizarei todo o dinheiro do valor que eu tenho direito, para meu tratamento de saúde, inclusive transplante para solucionar problema renal que me faz sofrer bastante. Aliás, sobre a venda da casa venho insistindo nesse ponto há muitos anos, sem, no entanto, encontrar acolhida.

Desejo apenas exercer um direito meu.

Governo do Pará encerra lockdown e retorna ao bandeiramento vermelho na Grande Belém

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou através de coletiva de imprensa neste sábado, 27, que o lockdown em Belém e região metropolitana, vai encerrar na próxima segunda-feira, 29. 

O bandeiramento da Região Metropolitana I (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará) retornou ao vermelho.

Durante o bandeiramento vermelho, continuará o toque de recolher das 21h às 5h da manhã. 

Veja as principais mudanças:

- Praias, balneários e clubes esportivos continuam fechadas. 

- Cinemas e teatros fechados.

- Escolas particulares durante esta semana santa continuarão fechadas e poderão reabrir na segunda feira, 5 de abril, com todas as medidas restritivas.

- Comércio de rua poderá funcionar a partir da terça, 30, de 9h às 17h

- Shopping Centers vão funcionar até às 20h.

- Bares e casas de shows continuarão proibido de funcionar.

- Academias vão poder funcionar até as 18h com aulas coletivas proibida.


 

 ** EB SOCIAL **

Parabéns dona Edineusa Mourão que hoje troca de idade. É genitora do meu amigo Aládio.

 LEITORADO

De Carmelo Rodrigues, santareno, reside em Manaus:

"Eu li hoje uma postagem feita pelo Tinho Fonseca dizendo que já está quase concluída a reforma de um prédio onde funcionará o Instituto Maestro Fonseca. O local é excelente, fica às proximidades da Praça São Sebastião. Enquanto isto, me disseram que a casa onde residia o saudoso maestro está correndo perigo de desabar por falta de conservação adequada. Por que então os herdeiros não vendem o imóvel, cada um fica com sua parte em dinheiro e o Tinho aplica o valor que couber a ele, para fazer um compartimento no seu Instituto para guardar os pianos e outros pertences pessoais deixados por seu pai. Desculpem eu me meter na vida alheia, mas isto é apenas uma sugestão".

 ** EB SOCIAL **

Hoje é dia de parabenizar a Luacy Matos Campos. E eu faço isto através deste registro, almejando-lhe dias felizes, sempre, com saúde.

PREÇOS ABSURDOS

Ontem à tarde, em um Supermercado aqui de Belém, ouvi muita gente reclamando dos preços dos ovos de chocolate que estão à venda para os tradicionais presentes de Páscoa. O mais barato custa R$ 52,00, e é bem pequeno. Por isto, a melhor opção é comprar a caixa contendo chocolates e bombons, cujo preço é R$ 9,50 cada. Foi o que eu fiz.

MAIS UM PEDIDO DE IMPEACHMENT

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) entregou ontem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o abaixo-assinado com quase de 3 milhões de assinaturas com pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Segundo fontes próximas de Kajuru, a “sensação” é de que o presidente do Senado não engavetará a proposta.

 LEITORADO

De Fernanda S. Maues, advogada, santarena, reside em Porto Alegre:

"Ercio, alegria, felicidade, emoção e saudade, muita saudade. Tudo isso senti quando encontrei nessa bendita internet e li o teu blog. Quanta coisa interessante sobre a nossa queridíssima Pérola do Tapajós! Li tudo e imprimi muita coisa, principalmente as imagens de Santarém da minha infância, da minha juventude. Há mais de trinta anos estou residindo em Porto Alegre com o meu marido e quatro filhos, mas, quando cessar esta terrível pandemia, irei rever Santarém do meu amor. Receba o meu abraço e saiba que diariamente, logo cedinho, lerei o seu blog".

Digo eu (Ercio): Fernanda, é um grande prazer tê-la como leitora. Mando abraço pra você e sua família.

EVANGELHO DO DIA 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 11,45-56)j

Naquele tempo, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.

Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?

sexta-feira, 26 de março de 2021

FICO FELIZ, SIM.

Quase todas as pessoas que são lembradas e citadas por mim nesta página e no meu blog por ocasião de seus aniversários, por exemplo, quando não agradecem no espaço de comentários das postagens, o fazem através de mensagens pelo watsapp. Fico feliz, claro, mas confesso que nada faço com a intenção de ser alvo dessas manifestações carinhosas de gratidão. Tenho prazer, sim, de expressar o meu carinho pelas pessoas que eu prezo muito.

COISA NOSSA, DE SANTARÉM: ENCONTRO DAS ÁGUAS 

O saudoso maestro Wilson Fonseca (Isoca), referiu-se assim ao encontro das águas em "Terra Querida" (1961), uma das canções mais populares entre os mocorongos: "Vi em sonhos encantados/ Teus eternos namorados: Amazonas, Tapajós/ Paralelos no caminho/ Disputando o teu carinho/ Numa luta tão feroz".

 ** GALERIA DA EDUCAÇÃO ** HONRA AO MÉRITO **