GRATA LEMBRANÇA
Santarém/1970: De bubuia, numa boa... Alberto e Marlene Serruya; Albanira, eu e Maysa, minha sobrinha; Adilson, meu cunhado; meu mano Eros e Rostand Malheiros.
+++ TRISTEZA +++
Quem me diz é o amigo Sinval Ferreira: "Sexta feira começando com uma notícia triste, não está mais entre nós o nosso companheiro de rádio, JOSE MARIA GAMA, acabo de receber notícia do seu falecimento e externo meus pêsames à sua família". Comungo do sentimento de tristeza dos profissionais de rádio de Santarém pela perda do querido Zé, meu amigão.
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 14,1-6)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”
LEITORADO
De Rosilda Lemos - Bairro Batista Campos/Belém
“Sou do tempo em que os padres rezavam missa no altar-mor, de costas para os fiéis, falavam em latim e, nós, mulheres, recebíamos a hóstia de véu branco ou preto. Os padres também usavam batina e deles, respeitosamente, pedíamos a bênção .
Hoje se pega a hóstia na mão, se entra na igreja de mini saia, bermudão e havaiana. Os padres se vestem de qualquer jeito e muitos usam brinquinhos e têm tatuagens no corpo. Que coisa, heim? Tempos modernos, né, gente?! Eu detesto!”
SAUDOSAMENTE...
Hoje (29), completam três anos da morte de Odilson Rocha, benquisto colunista social, de muitos amigos em Santarém. Que esteja em bom lugar, é o que desejo.
Faço este registro, como também o fiz ano passado, porque, depois do sepultamento e a missa de sétimo dia, geralmente os mortos são esquecidos.
À propósito, lembrei-me disto: "Se Edwaldo estivesse vivo, esta igreja estaria superlotada. Rei morto, rei posto." Disse o Padre José Gonçalo Vieira, no sermão da missa celebrada em outubro/2009, na Igreja de Santo Alexandre, em Belém, em homenagem à memória do colunista social Edwaldo Martins que, se vivo fosse completaria 70 anos de idade naquele ano. Além dos parentes, poucas pessoas compareceram para rezar pelo saudoso jornalista que, quando estava vivo, era paparicado, presenteado, enfim, muitíssimo prestigiado.
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 13,16-20)
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 12,44-50)
Naquele tempo, Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.
CLONANDO PENSAMENTO
"Saudade da justiça imparcial, exata, precisa. Que estava ao lado da direita, da esquerda, centro ou fundos. Porque o que faz a justiça é o 'ser justo'. Tão simples e tão banal. Tão puro. Saudade da justiça pura, imaculada. Aquela que não olha a quem nem o rabo de ninguém. A que não olha o bolso também. Que tanto faz quem dá mais, pode mais, fala mais. Saudade da justiça capaz.“
(Ruy Barbosa, jurista brasileiro)
Leitorado
De Ricardo Nogueira, economista, bairro Batista Campos/Belém:
"O que continuamos vendo e ouvindo são muitos discursos e propaganda de governadores e prefeitos sobre o combate ao coronavírus. Mas já é hora desses governantes divulgarem na imprensa e redes sociais os valores que cada um dos Estados e Municípios recebeu do Governo Federal para combater a Covid. E o mais importante: que informem como e quanto foi gasto e a origem de compras feitas".
LEITORADO
De Marcelo Mota Jr, bairro Reduto/Belém:
"Eu creio que brasileiros e brasileiras, unanimemente, aprovariam o gesto de algum parlamentar que apresentasse um projeto para que os governos federal, estadual e municipal dessen um auxílio de pelo menos no valor de um salário mínimo (1.100 reais) aos profissionais que estão prestando, com extrema dedicação, serviços em unidades de saúde da rede pública ou privada, salvando vidas. Outra forma de ajuda: conceder a esses profissionais, empréstimos de valores de até 5 mil reais, através dos bancos públicos, com juros baixíssimos, para pagamento em parcelas mensais após decorridos 90 dias após o recebimento dos valores contratados".
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 10,22-30)
Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.
Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”
Elas merecem gratidão, respeito e muito carinho.
Hoje (27), o dia é dedicado às empregadas domésticas, trabalhadoras que merecem toda a nossa admiração. A maioria delas, por muitos anos atua nos lares ajudando as famílias criarem seus filhos, lavando e passando roupas, cozinhando, limpando a casa, enfim, fazendo tudo, dia e noite. São bastante estimadas e, algumas, até consideradas como membros da família. Não deixem de abraçar neste dia, as maravilhosas "secretárias do lar".
LEITORADO
De Ferdinando Lobato, bairro Santíssimo/Santarém:
"Meu amigo Ercio, quero que saibas o quanto és querido. Exemplo: ontem, tomando umas geladas com uns amigos em um bar na avenida Tapajós, aqui na nossa Santarém, no nosso bate-papo um dos assuntos foi o teu blog e a tua coluna no Facebook. Por unanimidade, a avaliação foi esta: nota 10. Parabéns!"
RESPONDO: Olá, Ferdinando! Pra você e seus parceiros de "geladas" transmito meu agradecimento pela honrosa avaliação do que faço no maravilhoso mundo virtual.
Nas pessoas de Vicente Fonseca, Tadeu Matos e Zuila Dutra, transmito minha saudação aos demais ilustres magistrados, que atuam ou atuaram na Justiça do Trabalho, em Santarém e Belém. Presto homenagem póstuma aos saudosos amigos Reinaldo Teixeira Fernandes e Itair Silva. Abraço também o obidense Rider Nogueira de Brito.
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 10,1-10)
Naquele tempo, disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
LEÕES QUERIDOS
Na década de 50 (ou 70 o Clube do Remo foi a Santarém jogar contra o São Francisco Futebol Clube e perdeu de 5 a 1. Logo no dia seguinte foi composta (não lembro o nome do autor) música para enaltecer a vitória do chamado “Leão Azul Mocorongo” e a sua grande torcida cantava: “Santo de casa não faz milagre/ mas o São Francisco faz/ deu no Remo de 5 a 1/ se quisesse daria de mais./ Esta, inegavelmente, foi uma grande vitória/ o nosso São Francisco está coberto de glória...”