Descansa em paz, Solano Cunha, belterrense, residia em Macapá. Morreu hoje. Na pessoa de seu pai, Ademar, expresso minha tristeza e pêsames aos demais familiares.
Fale com este blog
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".
quarta-feira, 30 de junho de 2021
ALÔ, AMIGO PIXICA!
Você que exerce com competência a Secretaria de Cultura de Santarém, estude a possibilidade de mandar afixar poemas/frases de poetas e escritores santarenos em pontos de ônibus, praças, bares, mercados, restaurantes e outros locais que reúnem grande número de pessoas, para que elas possam conhecer melhor o talento de gente da terra, viva ou morta, que com as suas belíssimas composições poéticas enaltecem as belezas da cidade. Seria uma forma simples de fazer o povo elevar a sua autoestima, o seu sentimento de amor e de apreço por sua terra querida, valorizando a sua cultura. E, eu creio, que a Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), não negaria o seu apoio nesse sentido. É apenas uma modesta sugestão deste blogueiro, amante da Pérola do Tapajós.
*** EB SOCIAL ***
A minha amiga Graça Braga, através de mensagem de voz, bastante emocionada, me conta que ontem (29) o seu irmão Pedro, completou idade nova. Diferentemente do que acontecia quando seus pais eram vivos e promoviam animadas festas, inclusive com fogueira na frente de sua casa em Santarém para receber os amigos no Dia de São Pedro, este ano, por causa desta pandemia da Covid, o seu mano Pedro, residente em Manaus, apenas recebeu o carinho de seus familiares, porque sofre, já por um bom tempo, de Alzheimer. Na foto, ele acariciando seu neto. Parabéns, amigão!
EVANGELHO DE HOJE
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 8,28-34)
Naquele tempo, quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles
terça-feira, 29 de junho de 2021
A QUEM INTERESSAR...
Eu sei que eu escrevo muito sobre o passado. Ora, quanto mais eu vivo, mais passado eu tenho, então, percebo que certas coisas vão se perdendo e dá uma vontade danada de que elas não desapareçam, sejam esquecidas pra sempre. As pessoas mais novas são muito desinformadas sobre o que já aconteceu. É muito comum você falar de determinado acontecimento ou personalidade e o mais jovem retrucar: “Ah, mais isso foi antes de eu nascer.” Como se o mundo começasse no dia em que a gente nasce! Então, quando escrevo, eu sinto essa vontade de mostrar como as coisas eram e aconteciam. Acho que a nostalgia é essa sensação de achar que “aquele tempo” era melhor do que agora. Mas eu tenho consciência de que não é bem assim. Só quero deixar registrado.
ACABOU POR QUÊ?
Um leitor desta página pergunta: "Ercio, quando e por que acabou o “E-29 Show”?
Respondo: já se passaram mais de 45 anos e acabou porque eu era funcionário do Banco da Amazônia, em Santarém, e fui transferido para ocupar a gerência de uma agência da instituição em outra cidade. O Edinaldo Mota, meu parceiro, além de atuar na Rádio Rural, exercia atividades como empregado de uma firma comercial com expediente em horário integral e, portanto, não dispunha de tempo que o permitisse continuar, sozinho, cuidando de planejar, organizar, controlar e apresentar o programa. Além disso, não surgiu ninguém, na Rádio Rural, com vontade e disposição de nos substituir e manter vivo o E-29 Show.
SANTARÉM DA SAUDADE
Década de 60 - 29 de junho: A procissão fluvial em homenagem a São Pedro era bastante concorrida nas águas no Rio Tapajós. Centenas de barcos enfeitados com bandeirolas transportavam os devotos do santo padroeiro dos pescadores. Em um desses barcos era conduzida a imagem de São Pedro, acompanhada por religiosos e autoridades locais.
Milhares de pessoas se aglomeravam no velho trapiche e nas calçadas da rua da frente da cidade para assistir a passagem das embarcações.
Essa procissão ainda é realizada nos dias de hoje, mas com poucos barcos e sem muita gente na orla da cidade para apreciar e participar desse evento religioso.
DE QUEM É A CULPA?
Égua, isto é pura irresponsablidade, coloca em perigo quem passa por esse trecho da estrada Alter do Chão/Santarém, seja de carro, moto ou bicicleta. Há mais de um mês uma sucata permanece em plena rodovia Everaldo Martins e ninguém se interessa em retira-la, talvez esperam que algum veículo que trafegue por lá esbarre nesse entulho e seus ocupantes morram.
REVIU O MESTRE, COM CARINHO...
Passados 48 anos que não se viam, Ademar Ayres Amaral ficou feliz ao reencontrar o Irmão Ernesto, o seu excelente professor de Matemática no Colégio Dom Amando onde estudou no período de 1958 a 1963. Sentiu a delícia de um abraço amigo e teve a certeza de que para o coração não existe tempo nem distância!
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 8,23-27)
Naquele tempo, Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?
segunda-feira, 28 de junho de 2021
LEITORADO
De Vicente Gomes, bairro Canudos/Belém:
"Os jogos da Eurocopa estão sendo assistidos "ao vivo" por um grande público nos estádios (foto). Em países europeus a regra geral é esta: qualquer pessoa que comprove ter sido vacinada pode comparecer a eventos em ambientes fechados, ir a restaurantes, teatros e cinemas. Aqui no Brasil continua sendo proibido que as pessoas compareçam aos estádios e, antes dos jogos é feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid. Parem com isto! O povo quer esquecer esta maldita pandemia, mas os políticos querem mais mortes para o fato ser bandeira nas eleições de 2022".
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 8,18-22)
Naquele tempo, vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”
domingo, 27 de junho de 2021
ERA ASSIM... LEMBRAM?
Quando falecia um ente querido, tipo pai, mãe, filhos, esposo, esposa, se usava durante o ano inteiro o "luto fechado", ou seja, roupa preta no corpo inteiro, principalmente as mulheres. Os homens usavam camisa preta e, alguns, o "fumo" que era uma tarja preta na manga ou no bolso da camisa. Neste período não se participava de festas ou qualquer outro tipo de divertimento. As pessoas tinham que demonstrar que estavam de luto.
LEITORADO
De: Veronica Miranda, belterrense residente em Santarém:
"Malu, eu e certamente também os seus eleitores sentiremos muito a sua falta. Chorei bastante quando me deram a notícia da sua morte. Muito obrigada pelo seu trabalho em favor da nossa Belterra e seu povo. Guardarei com carinho esta sua foto que ganhei de você. Descanse em paz querida amiga".
sábado, 26 de junho de 2021
FAZER O QUÊ? NADA! SEMPRE PREVALECE A DECISÃO DA ARBITRAGEM, CERTA OU ERRADA
Ser remista é assim... sofremos, mas as alegrias dos bons momentos superam tudo. Por exemplo: com excelente atuação o nosso Leão Azul empatou (1×1) com o líder da Série B e, por conta de erro da arbitragem, deixamos de obter vitória por 1×0. Parabéns, Leeeãããooo!!!
BRASILEIRÃO SÉRIE B
Jogo encerrado:
Náutico 1×1 Clube do Remo.
Com o resultado o Remo fica na décima quinta posição na tabela de classificação, fora da zona de rebaixamento.
Os comentaristas de arbitragem da SporTV, consideraram impedido o jogador que fez o gol de empate do Náutico. Na série B não tem o VAR.
ROUPA SUJA
Em um programa de rádio, em Belém, uma bela servidora pública que havia sido acusada por suas colegas, de ser protegida por seus chefes no órgão onde atua, desabafou: "Eu sempre venci na vida com o meu talento, com o meu trabalho dedicado e eficiente, sem precisar puxar o saco ou abrir as pernas para quem quer que seja, como elas (as acusadoras) fazem". Valeu, garota!
EVANGELHO DESTE SÁBADO
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 8,5-17)
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.
sexta-feira, 25 de junho de 2021
EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (8,1-4)
Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.
Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
quinta-feira, 24 de junho de 2021
LEITORADO
De Orlando Durans, bairro Cidade Velha/Belém:
"É brincadeira! Quero ler a opinião de gente que não concorda com este tipo de frescura. E se alguém concorda, diga porque. O caso é este: entidades e pessoas que combatem a homofobia estão se manifestando nas redes sociais, com violentas críticas à CBF porque a seleção brasileira de futebol é a única que disputa a Copa América sem possuir a numeração 24 em seus uniformes. No Brasil, o número 24 é associado à homossexualidade masculina, isso porque no jogo do bicho o número 24 é representado pelo veado. Daí a velha piada homofóbica: 24 é número de veado".
LEITORADO
De Sebastião Pinheiro, bairro Nazaré/Belém:
"Meu Deus! Atitudes macabras continuam existindo e relacionadas à esta maldita pandemia de Covid. Politicamente, se tornou visível a torcida que era feita para que o número de mortos chegasse a 500 mil para que manifestações fossem feitas para conquistar votos nas eleições de 2022. E esta torcida continua para que seja alcançado o número de 600, 700, 800 mil mortos. Isto é revoltante!"
** LEITORADO **
De Marcelo Lima, santareno, advogado, residente em Manaus:
"Caro Ercio, hoje é Dia de São João e lembro como era animada a quadra junina na nossa Santarém, com fogueiras, fogos, festas, casamentos na roça, enfim, muita alegria de gente de todas as idades e classes sociais. Estas fotos que pincei da internet mostram "brotinhos" integrantes de grupos de quadrilhas que dançavam em clubes e quermesses. Época boa".
TUDO PASSA...
O Brasil é um país peculiar. E em Santarém não é diferente. Coisas estranhas acontecem, chocam, impressionam, mas passado uma semana, um mês se tanto, fica tudo como dantes no quartel de Abrantes. Todo mundo esquece, não se fala mais disso. Um exemplo: esta atitude do Arcebispo Dom Irineu exibindo uma imagem do governador do Pará no altar da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Aliás, não se faz mais bispo como Dom Tiago.