QUEM SERÁ?
Três ilustres santarenos. Dica: um pecuarista, um ex- vereador e um ex-prefeito de Santarém.
RESGATE DA HISTÓRIA SANTARENA
Todos aqueles que conhecem ou gostariam de conhecer um pouco mais da história de Santarém, devem visitar a Praça do Mirante. Lá, verão canhões que foram doados por Dom Pedro II em 1867, para serem instalados na antiga Fortaleza do Tapajós, um dos marcos da ocupação portuguesa na Região do Baixo Amazonas. As peças,
produzidas em ferro, calibre 6, anteriormente estavam colocadas na Praça do Centenário, Campus UFOPA Tapajós (antiga Sudam) e Aeroporto Wilson Fonseca.
Foto 1: Os canhões expostos na Praça do Mirante.
Foto 2: Na minha meninice, eu e Otávio Pereira sentados no canhão que ornamentava a Praça do Centenário. Isto, em 1953.
LEITORADO
De Carlos Santiago, reside no bairro Reduto/Belém:
"Ercio, ontem à noite ao caminhar na avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, em frente a um supermercado, um bandido “dimenor” puxou do meu braço uma pulseirinha de ouro. Corri e consegui pega-lo. Dei uns murros na cara do safado e ouvi de uma mulher que viu eu fazer isto, o seguinte: não bata nele, coitado, é de menor. Respondi: isto é pra ele, quando se tornar "dimaior" não roubar mais.
A violência continua causando medo aos habitantes da capital paraense".
EVANGELHO DO DIA
Segundo Marcos (5,1-20):
Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
CINISMO AZULINO
Clube do Remo ficou no 0 a 0 com o Paragominas na tarde deste domingo (30), e o desempenho da equipe mais uma vez deixou os torcedores do Fenômeno Azul preocupados. O Leão pecou bastante na parte técnica e mostrou muitas dificuldades na transição ofensiva. Mesmo assim, o técnico Paulo Bonamigo viu uma melhora na equipe em relação à estreia no Parazão, e declarou ao site do Dol: "Hoje, tivemos 70% de posse de bola. Tivemos volume ofensivo muito grande, com 12 escanteios no jogo, com situações criadas. O time foi intenso durante o jogo, mas não conseguimos o que é fundamental no futebol, que é a qualidade na definição. Quando não tomamos decisão correta, o goleiro deles fazia uma boa defesa. Precisamos saber chegar e definir um jogo que nós daria a vitória e a liderança. Em relação ao primeiro jogo, tivemos uma maior compactação. Alguns atletas cansaram no segundo tempo. Eu consegui ver evolução em ritmo de jogo, em intensidade, de volume, controle. Acho que controlamos mais o adversário em sua casa. Faltou o gol, que nos daria uma tranquilidade maior na partida".
LEITORADO
De Waldir Miranda, bairro Jurunas /Belém:
"Jogo encerrado: Paragominas 0×0 Clube do Remo. Atuação vergonhosa do meu Leão Azul jogando com um time inexpressivo, incapaz de fazer um gol sequer. A torcida remista está revoltada, com razão e a diretoria do clube, principalmente o presidente, só pensa em dinheiro enquanto o barco afunda. Campanha do 'Fora Fábio Bentes' já começou com muita intensidade junto à torcida Fenômeno Azul."
ENCONTRADO O BELTERRENSE
Recentemente, fiz esta postagem: "CADÊ VOCÊ?
A Eliana Pereira quer ter notícias sobre o Domingos Ferreira Souza (foto), filho da dona Almira, nascido em Belterra. Quem souber do paradeiro dele, por favor informe aqui".
Pois bem, hoje, o João Silva presta esta informação: "Domingos mais conhecido como Gang, mora em Belém, na avenida Augusto Montenegro próximo à Asseduc, em frente ao conjunto Maguari. Quem o conhece e sabe exatamente como ele pode ser encontrado é o Bel Travassos (contato: 9182684377).
EVANGELHO DESTE DOMINGO (30)
Segundo Lucas (4,21-30):
Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga, começou a dizer: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
EVANGELHO DESTE SÁBADO (29)
Segundo Marcos (4,35-41):
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?
NÃO É FAVOR...
Educação, saúde e segurança, considerados serviços essenciais, são deveres básicos das administrações públicas. Concedê-los aos cidadãos representa o simples cumprimento de ordens constitucionais e não apenas promessas eleitoreiras de candidatos aos cargos dos poderes Executivo e Legislativo.
Bolsonaro anuncia reajuste de 33,24% no piso salarial de professores
O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nesta quinta-feira (27), o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN), que passa a ser de R$ 3.845,63. Segundo o chefe do Executivo, o reajuste de 33,24% foi “o maior aumento já concedido, pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso.”
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) afirmou, em nota, que está apreensiva com o reajuste, destacando ser preciso “governar combinando sensibilidade social e responsabilidade fiscal”.
“Mais de 1,7 milhão de professores, dos estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas serão beneficiados”, alega Bolsonaro citando o levantamento da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
A PRIMEIRA IMPRESSÃO
Em suas estréias no Parazão 2022, Paysandu e Remo, mesmo com vitórias, não empolgaram seus torcedores com os "novos" times. Pra mim, o Papão da Curuzu está melhor. Já o meu Leão Azul, demonstrou que novamente fará sua apaixonada torcida Fenômeno Azul sofrer bastante com a má atuação de velhos conhecidos da temporada passada e do rebaixamento para a série C, como o Pingo, Erik Flores, Marlon, Uchoa e outras figuras de triste memória.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Marcos (4,26-34):
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”! Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
A TURMA DO AMÉRICA
Ontem, conversando com um mocorongo da “velha guarda”, nos lembramos da "Turma do América" – um grupo de amigos composto por atletas e simpatizantes do extinto América Futebol Clube, que se reuniam, à noite, em um dos bancos da Praça da Matriz, comentando assuntos diversos enquanto aguardavam o início da venda de ingressos para assistirem a estreia de algum filme no Cinema Olímpia, onde dispunham de lugares cativos. Depois, todos juntos, iam direto para o terraço do Bar Mascote para cervejar ou saborear gostosos sorvetes e sanduiches. Cito alguns desses meus diletos companheiros dessa turma maravilhosa: Dario Tavares, Guilherme (Vovô), Maurilio Pinto, Solano, Juvenal (Paxá), Edivaldo (Paca-toca), Arnaldo Joseph, Clementino Lima (Kelé), José Veiga (Zé Camaleão), Marlio Cunha (Caratinga) e Josué Monteiro. Aos "americanos", vivos ou mortos, o meu fraterno abraço.
LEITORADO
De Gorete Magalhães, professora, bairro Cremação/Belém:
"Pelo que eu sei, nos anos 60/70 não existiam bolsas e auxílios para as famílias na linha de pobreza. Os chefes de família, com a ajuda das esposas e filhos, trabalhavam bastante para que não faltassem, principalmente, alimentos e remédios em seus lares. Os filhos eram matriculados em escolas públicas que não forneciam merenda escolar, mesmo assim, o índice de frequência dos estudantes era satisfatório. Por quê isto não é assim atualmente? Infelizmente, cada vez mais aumenta o número de pessoas dependentes de auxílio financeiro do poder público".
Papa pede para que pais "não condenem" filhos gays
O papa Francisco pediu, ontem (26/1), para que pais não condenem seus filhos devido à orientação sexual. O apelo foi feito durante audiência semanal do vaticano. A fala foi feita ao citar as dificuldades que os pais podem enfrentar na criação dos filhos. "Pais que veem diferentes orientações sexuais em seus filhos questionam como lidar com isso, como acompanhar seus filhos e não se esconder atrás de uma atitude de condenação", disse. "A esses pais eu digo que não se espantem. Há muita dor, muita, mas pensem no Senhor, pensem em como José resolveu os problemas e peçam a José que os ajude. Nunca condenar um filho", completou. O pontífice já disse que apesar de a Igreja Católica não aceitar uniões entre pessoas do mesmo sexo, a instituição pode apoiar as leis civis que dão direitos igualitários a esses casais.
Francisco já fez outras declarações de apoio à comunidade LGBT, como a de que ele jamais poderia julgar um gay e que católicos deveriam acolher crianças de casais homossexuais. No entanto, no ano passado, o Vaticano negou o pedido para que padres pudessem abençoar uniões de casais do mesmo sexo. "Deus não pode abençoar o pecado", dizia o comunicado.
(Fonte: Correio Braziliense)
EVANGELHO DO DIA
Segundo Marcos (4,21-25):
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Lucas (10,1-9):
Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”
FORA DOS MEUS PLANOS
Às vezes, alguém me pergunta quando irei escrever um livro sobre Santarém do passado, contendo os fatos e fotos postados nesta página e no meu blog. Eu respondo: “nunca pensei nisto, e acho difícil acontecer, porque não levo muito jeito para mendigar patrocínios para cobrir os altos custos de publicação”.
QUADRINHAS DE SANTARÉM ANTIGA
“Cego, surdo ou aleijado
Adulto, velho ou frangote
Com xarope e pomada era tratado
Na farmácia do Ninito, Carlito e Mingote”
"O Zeca BBC sabia tudo
Mecânico e prosador sem igual
Inteligente, sem muito estudo
Sempre foi cidadão excepcional"
"Na banca do Zé Olaia
O rango era esperto
O boêmio depois da gandaia
Saboreava o ‘culhao completo”
Observações:
1. Para quem não sabe, “culhão completo” era uma linguiça e dois ovos fritos.
2. Amigo(a), tente, invente, faça uma quadrinha com o tema Santarém.
EVANGELHO DO DIA
Segundo Marcos (16,15-18):
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
SÓ SAUDADE...
Manifestação de um ‘santareno ausente’ que visitou há poucos dias a terra querida: “Ercio, cadê aquela nossa Santarém de outrora, belíssima, de paz, sem violência, fraterna e povo feliz? Lamentavelmente, o que vi foi uma cidade suja, esburacada, trânsito louco, povo insatisfeito e com medo da bandidagem.
COPA DO MUNDO DE 70
Os santarenos dispunham de uma única opção para acompanhar os jogos: ouviam as rádios - Rural ou Clube (ZYR-9) - que retransmitiam o som da Rádio Globo, captado com a utilização de aparelhos receptores de 6 faixas, que aliás não era de boa qualidade em termos de audição, mas apesar da ´chiadeira` em alguns momentos, o público-ouvinte vivia as emoções de cada partida disputada pelos craques da seleção brasileira com as jogadas geniais de Pelé, Rivelino, Jairzinho, Clodoaldo, Gerson e outros, que naquele ano conquistaram o tricampeonato. O estúdio da Rádio Rural era na travessa dos Mártires, em frente à Casa Cristo Rei. Ao lado do prédio, havia uma grande área e, ali, debaixo de uma frondosa mangueira, nos dias de jogos da nossa seleção, era estacionado o famoso jeep do Otávio Pereira (Serviço de Propaganda Volante Guarany), com possantes alto-falantes que retransmitiam o som da Rural. Vendedores de bebidas ´bamburravam` no faturamento vendendo muitas ´geladas` às centenas de pessoas que se juntavam naquele local em clima de muita euforia, muita festa.
Certamente, se dispuséssemos naquela época dos recursos tecnológicos de hoje, naquele aprazível espaço assistiríamos todos os jogos em grandes telões, ao vivo, pela televisão. Faltava isso, é verdade, mas não faltava a empolgação, o entusiasmo, para torcermos juntos pelo Brasil. A foto mostra Eriberto Santos, Edinaldo Mota, eu e Dario Tavares sentados no capô do jeep do Otávio, fazendo, ao microfone, comentários sobre os jogos e agitando a galera para comemorar as vitórias, sempre rodeados por uma animada molecada.
ALÔ GALERA JOVEM!
Pô, não exagera! Nos fins de semana a orla da avenida Tapajós, em Santarém, é frequentada pela juventude sadia, alegre, antenada na paquera e turbinada pelos ritmos musicais em altíssimo volume e gerados pelos potentes aparelhos de som instalados em seus carros envenenados e estacionados à beira do calçadão. Se algum “coroa”, se algum “tio” reclama do barulho, os jovens respondem em coro: “Fica frio, cara! Não esquenta o cabeção! Fica na tua... deixa o sonzão rolar numa boa.” Fazer o quê? O jeito é deixá-los curtir em paz esse e outros prazeres que fazem de suas vidas uma festa. Mas, não custa nada insistir, pedir mais uma vez a essa turma boa: "Manera, mano, baixa um pouquinho o volume do agito, tá legal? Valeu...!!!"
LEITORADO
Anonimamente, um leitor do meu blog, expressa sua mágoa por ser um aposentado esquecido. Leiam:
“Sou aposentado como ex-funcionário do BASA. Hoje é o nosso dia, mas não recebemos nenhum alô, nenhuma mensagem, nenhuma manifestação de reconhecimento e de carinho da referida instituição à qual dedicamos nosso trabalho responsável durante décadas. Pela tal AABA (Associação dos Aposentados do Basa) éramos convidados para participar de um café da manhã, nem isto nos oferecem mais. Meus filhos e netos é que estão certos quando me dizem: “são uns ingratos!”
ALÔ APOSENTADOS(AS)!
Hoje é o nosso dia. Não adianta dizermos que o tempo acabou, que não há espaço para mais nada na nossa vida… Antes de tudo, pensemos na nossa saúde, na nossa qualidade de vida. Se tivermos que guardar alguma coisa dentro de nós, estoquemos amor, paz, compreensão, encorajamento e todos os bons fluidos. Descartemos toda a negatividade, o medo, a falta de amor, as injustiças e tudo o que for danoso ao nosso viver. Enfim, devemos viver felizes ao lado de nossos familiares e bons amigos até quando Deus quiser. Parabéns pra nós!
EVANGELHO DO DIA
Segundo Marcos (3,22-30):
Naquele tempo, os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”
EVANGELHO DESTE DOMINGO (23)
Segundo Lucas (1,1-4;4,14-21):
Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.
ALÔ ELEITOR(A) DE SANTARÉM
Certamente serão dezenas de candidatos(as) que em outubro próximo que tentarão conquistar uma vaga de deputado estadual. Entre estes que já estão com seus nomes na imprensa e rede social, anunciados como pré-candidatos, em qual deles você votará? Maria do Carmo Martins, Celsa Brito (esposa do prefeito Nélio Aguiar) e JK (vereador)?
DOAÇÃO DE SANGUE
Não há demonstração de consideração maior do que um ato de solidariedade. Quem coloca a solidariedade a serviço da vida é reconhecido pelos olhos do mundo e visto como anjo de Deus!
Solidariedade é a dor do outro doendo em mim, em você, em nós todos. Não deixe para ser solidário só no Natal. Existem pessoas precisando de você o ano inteiro. Deixe-se contagiar com coisas boas, como amor, paz e solidariedade. Seja mais humano, doe um pouco de você para o seu próximo. Não sabemos o dia de amanhã. Hoje estamos doando e amanhã podemos estar recebendo doações. Doe sangue... salve vidas, ame o próximo. Façamos doações porque um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.
CLONANDO PENSAMENTO
"Em 2014 fui em Itaituba e ví a água do Tapajós barrenta. Eu disse vai ficar assim em Alter do chão. Riram de mim... Se não cuidarmos do rio hoje, Santarém vai perder o espetáculo do 'Encontro das águas'. Podem rir, se quiserem, ou podem começar a lutar para tentar mudar esse quadro, se quiserem também..."
(Padre Sidney Canto)
LEITORADO
De Rosinha Nascimento, professora, bairro Pedreira/Belém:
“Prefeito Edmilson, o senhor não sente vergonha de ver que o Mercado de São Brás está assim, imundo, maltratado, como mostram as fotos? Lembre-se daquela famosa frase de Abraão Lincoln:
‘É possível enganar um Povo por algum tempo. É possível enganar parte do povo por um certo tempo. Mas não se pode enganar o povo o tempo todo’. Outras eleições virão, e os eleitores estão de olho na sua péssima administração".