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terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lula, Dilma e Ana Júlia inauguram eclusas de Tucuruí

As eclusas de Tucuruí, no sudeste paraense, serão entregues oficialmente hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegará ao município às 13h30 horas. Às 15h30, ele fará um pronunciamento no bairro da Nova Matinha e voltará para Brasília às 17h. Lula virá acompanhado por sua sucessora, Dilma Rousseff. Mais cedo, de manhã, a dupla petista irá ao Maranhão visitar a usina hidrelétrica de Estreito, próxima à cidade de Imperatriz (MA). Desde a eleição, Dilma só apareceu ao lado de Lula em duas ocasiões: em entrevista coletiva dois dias depois de eleita, no Palácio do Planalto, e em viagem a Seul para reunião do G-20.

A inauguração também contará com a presença da governadora Ana Júlia Carepa, que ontem comemorou a inauguração das eclusas: "A inauguração do Sistema de Transposição dos rios Tocantins e Araguaia é um sonho que permeava, há 30 anos, as aspirações dos paraenses. A inauguração das eclusas viabiliza a hidrovia do Tocantins. A obra também permitirá o escoamento de nossas riquezas minerais, e da produção industrial do aço da siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa), de Marabá."

O sistema de transposição de Tucuruí inclui duas eclusas: uma a montante da barragem da hidrelétrica, outra a jusante, de retorno à calha do rio Tocantins. Entre elas, um canal intermediário, com 5.580 metros de extensão e 32,5 metros de profundidade, permitirá a navegação de embarcações com calado máximo de 4,5 metros. As eclusas de Tucuruí têm capacidade para dar passagem a 40 milhões de toneladas de cargas por ano, a maior entre todas as eclusas existentes no mundo. O tempo de transposição dos comboios, de jusante a montante ou vice e versa, será de 1h30. O canal permite comboios se deslocando em direções opostas, e a capacidade máxima será de 24 comboios por dia nas duas direções. Os custos de manutenção das transposições somam R$ 2,8 milhões por ano, que no início serão realizados gratuitamente.

Em entrevista coletiva na tarde de ontem, em Tucuruí, o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte, Adhemar Palocci, e o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Herbert Drummond, anunciaram a conclusão das obras do Sistema de Transposição de Desnível dos Rios Tocantins e Araguaia, as eclusas de Tucuruí. Eles informaram que os primeiros testes foram feitos com um rebocador no último sábado, mas a primeira carga transportada foi o muro-guia de montante, com estrutura de 140 metros que colabora no alinhamento dos barcos antes da entrada na câmara da eclusa. A operação, acompanhada pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, foi considerada um sucesso e serviu para testar as embarcações que serão usadas na inauguração da obra.

O primeiro contrato para o início das obras das eclusas de Tucuruí foi assinado em 1981. No entanto, só em 2007 foram retomadas as obras e realizados investimentos de mais de R$ 1,03 bilhão. Para a conclusão total, o custo da obra soma R$ 1,66 bilhão.

Uma vez constituída, a Hidrovia Araguaia-Tocantins será um fator determinante para a exploração, em larga escala, dos recursos minerais e agropecuários das regiões centro-oeste e norte do Brasil. Elas permitirão o tráfego de comboios com capacidade de carga de até 20 mil toneladas. Essa carga sairá de Marabá e percorrerá 445 quilômetros até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém, localizado em local estratégico em relação aos mercados norte-americano, europeu e extremo Oriente. O funcionamento pleno das eclusas está previsto para março de 2011. (No Amazônia)

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