Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 11 de março de 2011

Desabamento do Real Class: erro de calculo foi a causa

Exatamente 39 dias após o desabamento do edifício Real Class, na Travessa 3 de Maio, no bairro de São Brás em Belém, foi confirmado o motivo do desabamento do prédio: erro de cálculo. O laudo foi divulgado à imprensa, no final da tarde desta sexta-feira (11), por engenheiros da Universidade Federal do Pará, a pedido do CREA-PA (Conselho Regional de Engenharia do Pará).

De acordo com Dênio Ramar Carvalho de Oliveira, doutor em análise de estrutura da UFPA, houve um 'erro no cálculo estrutural da obra', onde ocorreu o colapso do edifício. A estrutura do prédio foi submetida a uma combinação elevada de carregamentos verticais (parede, contra piso, revestimentos) e horizontais (o vento).

'O prédio apresentava alguns problemas no cálculo estrutural, verificou-se que diversos pilares no nível do pavimento térreo não apresentavam resistência compatível com os esforços atuantes, alguns apresentando ruptura (fissuras) brusca, sem avisos. Devido isso, estes pilares não aguentaram o peso da obra, ocasionando o colapso', explica Dênio Ramar.

De acordo com o presidente do Crea-Pa, engenheiro civil José Viana, o laudo será encaminhado para a Câmera Especializada em Engenharia Civil, de Belém, onde será verificado se houve imperícia, imprudência ou negligência por parte do engenheiro estrutural da obra, Raimundo Lobato da Silva. Feito isso, a Comissão de Ética irá avaliar o caso e se pronunciará se, caberá ou não penalizar com advertência ou suspensão o engenheiro responsável.

Segundo o diretor do curso de Engenharia da Ufpa, Manoel Peres, as análises deram muito trabalho e todos que participaram do laudo são mestres e doutores em Engenharia Civil. 'Fizemos um estudo bastante detalhado, utilizamos softwares específicos que detectaram o erro no cálculo de estrutura da obra', conta.

Ainda de acordo com Manoel, se o prédio tivesse tombado para o lado haveriam naquele dia, muito mais mortes. 'Este foi um erro inadmissível! Qualquer um outro engenheiro calculista teria acertado esse cálculo', conclui.

Outro lado: Em nota a Real Engenharia informa que ainda não recebeu o documento elaborado por professores da Faculdade de Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará, contendo laudo com os resultados da investigação feita para identificar as causas do acidente do edifício Real Class.

A Real Engenharia diz ainda que acatará as conclusões de ordem científica porém, só se manifestará após conhecer, em conjunto, o teor do laudo contratado pelo CREA-PA e os laudos de outras duas investigações que estão em andamento no âmbito da própria empresa e do Centro de Perícias do Instituto Renato Chaves.

História: O desabamento do Real Class aconteceu, no dia 29 de janeiro de 2011. Três pessoas morreram, entre elas, dois operários e um senhora que vivia em uma casa ao lado da edificação. A tragédia deixou também muitas famílias desalojadas.

Principais conclusões do laudo

- O projeto estrutural executado não possuía as dimensões corretas para suportar os carregamentos verticais e horizontais (estruturas do próprio prédio e vento);

- Diversos pilares no nível térreo não apresentaram resistência compatível com os esforços atuantes;

- O concreto e o aço da estrutura estavam de acordo com as normas brasileiras; -

As fundações foram corretamente projetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário