Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ônibus vão ter faixa obrigatória

A Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) iniciou a pintura de uma faixa azul na avenida Almirante Barroso que separa as faixas 1 e 2 das 3 e 4. A sinalização faz parte de um projeto que torna as duas primeiras faixas corredores obrigatórios para ônibus. A proposta é dar fluidez ao trânsito e possibilitar segurança aos passageiros que embarcam ou desembarcam.

Apenas o sentido Entroncamento-SãoBrás já recebeu a pintura. O projeto prevê ainda a colocação de placas de sinalização e, posteriormente, a instalação de câmeras de monitoramento ao longo dos 5.600 metros da avenida. Serão, no total, 20 câmeras de vigilância, sendo 10 em cada sentido da Almirante Barroso, que vão monitorar o trânsito e circulação de pedestres. A vigilância será feita por dois agentes na sede companhia.

O diretor de trânsito da Ctbel, Elias Jardim, afirmou que a pintura da faixa azul no sentido São Brás-Entroncamento da Almirante Barroso e a colocação das placas devem ser feitas até o final deste mês. "A pintura é para chamar atenção mesmo e dividir as faixas. As placas serão colocadas na calçada e vão indicar as faixas preferenciais dos ônibus. Elas serão obrigatórias para ônibus, mas não exclusivas, até porque não tem como evitar que os outros carros passem para ela", explicou.

A ideia é manter os ônibus nas faixas 1 e 2 para dar melhor fluidez ao trânsito e condições de acesso ao passageiros. O diretor da Ctbel disse que a sinalização anterior, com os chamados popularmente de "cascos de tartaruga", não obteve resultado. Com isso, a partir da implantação das placas de sinalizações, a ação será coercitiva. Segundo Jardim, os ônibus que desrespeitarem serão autuados por trafegar em local não permitido.

"É a via com o maior número de ônibus trafegando. Naquele momento imaginava-se que os motoristas iriam respeitar. Agora, será feita a autuação, a empresa será notificada e depois aplicada a penalidade. Os agentes vão estar monitorando isso e com as câmeras será feita a fiscalização", afirmou Jardim, ressaltando que carros e veículos maiores poderão acessar as faixas 1 e 2. Veículos acima de 5,5 toneladas ainda continuam proibidos de trafegar na avenida Almirante Barroso entre 6h e 21h. De acordo com o diretor da Ctbel, as empresas de ônibus ainda serão comunicadas sobre obrigatoriedade de trafegar nas faixas 1 e 2.

Estacionamento de um lado da presidente vargas será extinto

A avenida Presidente Vargas será alvo de uma ação da Ctbel para tentar retirar o estacionamento do lado direito da via, no sentido centro-bairro. O objetivo, segundo o diretor Elias Jardim, é possibilitar que os ônibus possam trafegar melhor e permitam o embarque ou desembarque do passageiro de forma segura. "Isso vai dar mais fluidez, segurança e terá espaço para o ônibus. Hoje, eles param no meio da avenida para pegar os passageiros, o que causa congestionamentos no trânsito", analisou Elias.

Os motoristas de ônibus aprovaram a iniciativa. "Vai ficar muito melhor. Eles (carros) atrapalham para a gente parar e para o passageiro pegar o ônibus", disse o motorista Jonas Santos. "Com certeza, a ideia é boa, porque, às vezes, não tem onde parar", afirmou Osmar Neves. O motorista Vicente Dourado acredita que o projeto irá funcionar com a fiscalização.

Companhia faz fiscalização do tráfego de veículos pesados

A Companhia de Transporte de Belém (Ctbel) continua hoje a campanha educativa para alertar motoristas de veículos de cargas sobre a circulação em Belém. O local escolhido é a avenida Marechal Hermes, na Doca. Ontem, a orientação foi realizada na rodovia Arthur Bernardes em função do intenso fluxo de caminhões no local. A partir do dia 6 de dezembro será retomada a fiscalização do tráfego de caminhões nos horários proibidos. Esta é mais uma parte da ação que está sendo realizada desde junho deste ano.

Segundo a Ctbel, o mais importante é informar e lembrar os interessados sobre a decisão judicial no início deste ano que restringiu o tráfego de veículos pesados nos horários de pico na capital paraense. Ela prevê que, de segunda a sexta-feira, os caminhões com peso bruto total (PBT) acima de 5,5 toneladas estão proibidos de circular das 6h às 9h em 13 vias do centro da cidade. Os que tiverem peso superior precisam circular por corredores específicos. Eles também não podem sair da cidade pelo Entroncamento no horário das 17h às 20h. As avenidas Nazaré e Almirante Barroso são algumas onde os caminhões com mais de 5,5 PTB e 14 metros de comprimentos não podem trafegar. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário