Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Clonando Pensamento

"Ninguém está isento de críticas. Não é pelo fato de ele ser negro que não vai ser criticado, e isso não tira o mérito dele. Ele não está ali para representar só a raça negra, mas o país. A posse de Joaquim Barbosa é um momento importante da democracia brasileira, e o PT sempre lutou por isso." (deputada Benedita da Silva (PT-RJ)

"O ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal terá defeitos e virtudes, vai errar e acertar. Negros continuarão sendo preteridos em empregos para os quais se prepararam e serão as maiores vítimas da violência. Os indicadores sociais ainda mostrarão por muito tempo a desigualdade racial. Nada vai mudar porque hoje ele assumiu a presidência do Poder Judiciário.

Mas tudo já mudou. Um negro atravessou uma barreira que parecia intransponível. Houve quarenta e três antes dele que foram não negros.

Várias pessoas perguntam no twitter: mas é importante a cor da pele? Sim, é importante. Porque até hoje a cadeira de chefe do Judiciário era monopólio de brancos. Como até 2010 a cadeira de presidente da República era monopólio de homens. O primeiro que quebra o impedimento tem que ser festejado.

Não precisa ser amado por isso, nem tratado de forma diferente, nem poupado de críticas, mas o momento precisa ser celebrado. Porque o país fica um pouco mais democrático a cada passo desses.

O futuro terá que ter cada vez mais diversidade no poder brasileiro ou não será futuro. Seria o asfixiante passado em que apenas homens brancos exerciam o poder.

O presidente do Supremo Tribunal Federal será espelho para outros meninos negros e meninas negras. E as crianças de qualquer cor aprenderão apenas com a cena de vê-lo onde está que todos podem almejar o lugar de destaque.

Joaquim Barbosa está lá porque merece estar. Tem sólida formação jurídica e sabedoria para estar na cadeira em que está. Fez um discurso com voz suave em que defendeu o princípio básico de qualquer república, mas que tantas vezes falha: "o mais sagrado dos direitos é o de ser tratado como igual, mas há um déficit de direito no Brasil. Nem todos são tratados igualmente".

A primeira mulher a assumir o tribunal, ministra Ellen Gracie, disse ao sair que o Brasil muda a partir de hoje, porque "se percebe em toda a sua integridade em toda a sua diversidade".
(Miriam Leitão, jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário