Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Missa de 7º dia de Almir Gabriel é tomada pela emoção


Familiares e amigos do ex-governador Almir Gabriel se reuniram ontem (25), na Igreja de Santo Alexandre, Cidade Velha, para assistir à missa que marcou o sétimo dia da morte do ex-governador. Com a celebração, presidida pelo Capelão da Polícia Militar, padre Eloi Wayth, encerrou-se o luto oficial no Estado, decretado pelo governador Simão Jatene no dia da morte do político, no último dia 19 deste mês.
Ao final do ato religioso, foi feita uma homenagem especial ao ex-governador. Um vídeo relembrou fatos importantes da trajetória dele, emocionando o público que lotou a igreja, que é parte de um dos projetos mais festejados da gestão do ex-governador: o complexo Feliz Lusitânia. O pianista Paulo José Campos de Melo foi quem recepcionou os participantes da missa, executando, ao piano, algumas das canções favoritas de Almir, como 'Carinhoso', de Pixinguinha. Em seguida, durante a missa, ele acompanhou o Coro da Fundação Carlos Gomes, que, regido pela maestrina Maria Antônia Jimenez, entoou os cânticos que animaram a celebração. O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o senador Flexa Ribeiro foram algumas das autoridades que compareceram ao evento. 'Tenho certeza que o nome de Almir Gabriel estará, para sempre, registrado no coração de todos os paraenses, e escrito na nossa história', disse o senador.
Memórias – O primo, amigo e médico Alfredo Oliveira, considerado o biógrafo de Almir Gabriel, relembrou passagens interessantes da vida do ex-governador, em fala emocionada durante a missa. Ele recordou, por exemplo, a dedicação e entusiasmo que Almir mantinha pelos pacientes, durante o trabalho como médico, chegando, muitas vezes, a deixar de dormir e se alimentar em função disso.

'Lembro-me de uma vez em que ele trabalhava em um hospital e, ao passar pela enfermaria, viu uma mulher, já no oitavo mês de gravidez, sofrendo com uma violenta hemorragia. Sem vacilar, ele pegou um bisturi, que estava jogado em cima de uma mesa de enfermagem, se dirigiu até ela, fez a incisão e retirou a criança da mãe. Mais tarde, soubemos que a criança foi batizada como Gabriel, numa homenagem a ele', detalhou.

Da mesma maneira, o padre Eloi Wayth contou que, há cerca de seis anos, celebrava uma missa de sétimo dia em que o ex-governador estava presente. Na ocasião, um cantor lírico chamado Sílvio Rodrigues entoou uma música chamada 'Pie Jesu' ('Piedoso Jesus', em tradução para o português). Almir Gabriel gostou tanto da interpretação que confessou ao padre que gostaria de ter, em sua própria missa de sétimo dia, a mesma apresentação. Assim, atendendo ao desejo do ex-governador, nesta segunda-feira, o cantor lírico Sílvio Rodrigues, que também é membro do Coro Carlos Gomes, fez uma homenagem especial a Almir Gabriel, cantando a mesma peça, ao final da celebração. Música, aliás, foi o que não faltou na missa. Assim como o enterro do ex-governador, o ato religioso foi encerrado com 'Carinhoso', de Pixinguinha, cantada por toda a plateia, emocionada.  (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário