Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 28 de março de 2013

Judeus já comemoram a Páscoa

Para os cristãos, hoje (28) é a Quinta-Feira Santa, início de celebrações religiosas que culminam no dia 31, domingo de Páscoa. O período quase coincidiu com a celebração da Pessach, a Páscoa judaica, que começou na segunda-feira (25) e vai até o dia 2 de abril.
Pessach, em hebraico, significa passagem. Para os judeus, a Páscoa representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida. “Para os cristãos, a Páscoa tem um sentido mais metafísico. Representa a passagem de Cristo pela morte”, afirma a professora universitária Carina Bemerguy, referindo-se à tradição de que Jesus teria ressuscitado no terceiro dia após a crucificação.

As comemorações começaram na casa de Carina desde o início da semana. Para os jantares, ela não deixa de realizar algumas tradições da Páscoa judaica.

Os cuidados começam nos talheres, que devem ser todos esterilizados. À mesa, não pode haver nada que seja fermentado e os alimentos devem lembrar o êxodo do povo judeu. Não pode faltar também a água com sal, ovo, pescoço de galinha e uma sobremesa que mistura tâmara, canela, trigo, cravo, maçã e vinho tinto.

“Nas duas primeiras noites o jantar tem todo um ritual especial. Ele tem muita simbologia. É quando reunimos toda a família e passamos as tradições para os mais novos”, explica.

Para ela, tanto a páscoa judaica quanto a páscoa católica “podem servir como confraternização entre os povos, de uma aceitação entre as diferenças e um exemplo para o resto da humanidade”, conclui.  (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário