Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Santarém divulga medidas para evitar contaminação de praia

No jornal A Folha de São Paulo
Após uma reportagem da Folha mostrar que praias de rio de Alter do Chão estão contaminadas com coliformes fecais, a Prefeitura de Santarém enviou nota à Redação na qual informa que tomou medidas a fim de resguardar a saúde de moradores e turistas.

Entre as medidas listadas, estão a proibição de circulação de animais domésticos nas praias da vila e de ancoragem de embarcações que despejem resíduos diretamente nas águas onde navegam.

A Folha havia procurado a Prefeitura de Santarém antes da publicação do texto, mas não foi atendida.

Leia abaixo a íntegra da nota:
A respeito da matéria intitulada "Eleita a mais bonita do Brasil, praia no Pará está com coliformes fecais", na edição on-line do jornal Folha de São Paulo desta sexta feira (20/02), a Prefeitura de Santarém esclarece que, em virtude do aumento recente de casos de doenças de veiculação hídrica e/ou alimentar na Vila de Alter do Chão, publicou Decreto nº 055/2015, de 14/02/2015, estabelecendo as diretrizes sobre a circulação e permanência de embarcações e animais domésticos na Vila de Alter do Chão.

No Decreto, fica proibida a ancoragem e a circulação de embarcações, inclusive balsas e catamarãs, que despejem seus resíduos diretamente nas águas onde navegam, em toda a extensão compreendida da Praia do Cajueiro, orla, Ilha do Amor e Lago Verde, na Vila de Alter do Chão. Fica estabelecido a Praia do Centro de Atendimento ao Turista, no trecho entre as Ruas Pedro Teixeira e Lauro Sodré, o local de atracação de embarcações. Fica proibido, também, o transporte, a circulação e a permanência de animais domésticos nas praias da Vila de Alter do Chão.

O Município reafirma as ações de saúde que foram e continuam sendo implementadas na Vila de Alter do Chão, nas últimas semanas, quais sejam: vacinação de crianças menores de 02 anos; realização de palestras educativas e prestação de informações, à comunidade escolar e à população em geral, sobre os riscos à saúde e formas de prevenção das doenças de veiculação hídrica ou alimentar; monitoramento da água para o consumo humano em pontos estratégicos da Vila; coleta de material biológico para confirmação ou descarte de casos suspeitos de hepatite A; coleta de material biológico em indivíduos pertencentes a grupos estratégicos para detecção de casos ocultos; realização de curso de manipulação de alimentos para os profissionais de bares e restaurantes; distribuição de hipoclorito de sódio e orientação à população quanto a utilização do produto; vistoria em estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária; e captura de animais errantes.

No que se refere ao controle da qualidade da água, a Prefeitura torna público os laudos emitidos no dia 15/01/2015, pela Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), que atestam a satisfatoriedade da água no microssistema de abastecimento da Vila de Alter do Chão, tanto na caixa de concreto quanto na caixa de fibra, comprovando a ausência de coliformes através de análise físico-química e bacteriológica. No último dia 13/02, a DIVISA emitiu novo laudo, referente ao bebedouro da Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso, atestando, também, a qualidade da água por meio de análise físico-química e bacteriológica, com ausência de coliformes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem promovendo a fiscalização, o licenciamento e o monitoramento de atividades potencialmente poluidoras, como a criação de aves e outros animais nas margens dos igarapés que desaguam no Lago Verde, a partir da conclusão do Plano de Uso da APA e do Mapa de Utilização do Solo, autuando as atividades consideradas impactantes ambientalmente.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) vem promovendo ações de limpeza e coleta de resíduos domiciliares, com frequência diária estabelecida pelo Município desde o mês de dezembro de 2014, com uso de caminhão coletor.

Nas praias e nas praças de Alter do Chão, a Prefeitura, através da SEMINFRA, ressalta que estão há disposição da população e dos visitantes 40 banheiros públicos. A Prefeitura reitera que todas essas medidas já foram e vem sendo implementadas com o intuito de resguardar a saúde da população da Vila de Alter do Chão e de seus visitantes, zelando por esse patrimônio que é de todos nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário