Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 31 de julho de 2018

ANS revoga norma que previa cobrança de 40% dos procedimentos dos clientes de planos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu revogar a norma que previa coparticipação de até 40% dos clientes de planos de saúde e definia regras para a aplicação de franquia em convênios médicos. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 30, em reunião da diretoria colegiada do órgão. A medida ocorre após forte reação de clientes e entidades de defesa do consumidor à resolução, publicada no fim de junho. A comoção já havia feito o Supremo Tribunal Federal (STF) acolher, há 15 dias, pedido de liminar do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que pedia a suspensão da regra.

Além da revogação, a diretoria da ANS aprovou também a realização de nova audiência pública sobre o tema. Para o consumidor, não há mudanças imediatas, pois a nova norma só entraria em vigor em dezembro.

Franquia e coparticipação já estavam previstas em resolução do setor de 1998, mas não tinham regras bem definidas. Não havia, por exemplo, a definição de um porcentual máximo para a coparticipação em cada atendimento, mas a diretoria de Fiscalização da ANS orientava as operadoras a não praticarem valores superiores a 30% – na prática, portanto, a nova regra ampliava o valor máximo que as operadoras poderiam cobrar dos usuários.
Recuo

Na reunião desta segunda-feira, 30, o colegiado aprovou o parecer elaborado pelo diretor de Desenvolvimento Setorial, Rodrigo Aguiar, que pedia a revogação da norma. No documento, Aguiar declara que, “embora a ANS tenha se debruçado sobre diversos estudos e envidado esforços com o objetivo de editar um normativo que ampliasse as proteções e promovesse maior bem-estar à sociedade, deve reconhecer que, ao ser aprovada e publicada, a resolução causou grande apreensão na sociedade, que não a recepcionou da forma positiva.” Diante da reação, o diretor afirmou que a ANS deveria ser “sensível à apreensão que se instaurou, revendo seu ato de aprovação da norma para reabrir o debate sobre o tema e, assim, captar mais adequadamente os anseios e receios dos usuários”.

O parecer foi acolhido pelos outros dois integrantes da diretoria. “É uma medida salutar que a gente dê passos atrás para dar passos à frente”, declarou Simone Sanches Freire, diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, que defendeu ainda a realização de várias audiências públicas para que mais pessoas participem do debate.
Repercussão

Após a decisão da ANS, o Conselho Federal da OAB publicou nota, classificando a revogação como “vitória da sociedade”. No texto, o presidente da entidade, Claudio Lamachia, diz que a suspensão da norma “ratifica a legitimidade e coerência do pleito da OAB junto ao STF” em ação que questionou a competência da agência para editar a medida. “O papel das agências reguladoras precisa ser revisto urgentemente. Os usuários têm sido prejudicados cotidianamente por algumas agências que agem como verdadeiros sindicatos das empresas, defendendo apenas seus interesses comerciais”, declarou.

Em nota, a ANS afirmou que “a ampla participação social é uma marca de todos os seus processos decisórios” e que se reunirá com as principais instituições públicas que se manifestaram sobre o tema, “com o objetivo de ouvir suas sugestões para a construção de um entendimento uniforme sobre o assunto”. A agência disse que divulgará em breve a data da nova audiência pública. A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) declarou que as operadoras “continuarão estudando o que foi proposto pela ora revogada resolução” por entenderem que parte da regra, “que iria trazer benefícios ao consumidor com modernização, clareza e previsibilidade de gastos”, poderá compor eventual norma a ser publicada no futuro. Já a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) afirmou que a decisão da ANS reabrirá as discussões sobre a norma, abrindo uma “oportunidade para que todos possam oferecer contribuições que promovam maior acesso da população aos planos de saúde e reduzam, de maneira efetiva, as despesas das mensalidades para famílias e empresas”. (Fonte: Estadão)

Um comentário:


  1. Realmente, alguma coisa está errada.

    Se considerarmos os pronunciamentos que têm sido oferecidos ao longo desse intervalo de tempo em que mais e mais se vem desenhando a falência dos planos de saúde, -- pelo menos aqueles chamados de auto gestão, -- a conclusão a que se chega é a de que a “agência reguladora” encarregada de disciplinar o mecanismo que deve harmonizar planos de saude e prestadoras de serviço está indo na contramão de tudo o que tem sido criticado.

    Apenas para relembrar:

    A Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal já disse que os procedimentos da rede hospitalar atuam “com cheque em branco ao internar pacientes dos planos conveniados”, nesse “cheque em branco” se contando “as fraudes absurdas no fornecimento de materiais e medicamentos” e “a falta de ética de alguns segmentos ou profissionais na área da saúde”, que “não sofrem quaisquer tipos de auditoria”.



    Um diretor-executivo da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) já teve ocasião de afirmar: "Se o hospital apresenta uma conta com dez quilômetros de esparadrapo, você tem que pagar."

    A Presidente da Federação Nacional de Saude Complementar afirma, por sua vez, que “só o desperdício no setor, com exames, consultas ou procedimentos desnecessários, causa impacto de 30% no preço do plano."

    Agora, o presidente da OAB sublinha tudo isso quando conclama que: “O papel das agências reguladoras precisa ser revisto urgentemente. Os usuários têm sido prejudicados cotidianamente por algumas agências que agem como verdadeiros sindicatos das empresas, defendendo apenas seus interesses comerciais”.

    E ele não deixa de ter razão. Só para se ter uma idéia, os gastos médicos teriam aumentado 232% nos últimos dez anos, segundo a FenaSaúde. No período, a inflação medida pelo IPCA foi de 71%, e os reajustes concedidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), teriam sido de 158%.

    Como já tivemos oportunidade de referir anteriormente, “para que cada um de nós pudesse se alinhar aos novos dispositivos engendrados pela ANS, teríamos de possuir um romaneio informativo dos valores de cada procedimento médico que tivéssemos de enfrentar. Afinal, até 40% do preço de cada um deles poderia sair do nosso próprio bolso.

    E, na medida em que pudéssemos, talvez, conhecer os valores desses custos antecipadamente, é de presumir que estaríamos diante de uma nova variante da “escolha de Sofia”, aquele drama em que u’a mãe judia é obrigada a escolher se manda o filho ou a filha para o crematório nazista.

    No caso, se escolhêssemos “fazer”, acabaríamos certamente insolventes; se optássemos por “não fazer”, poderíamos certamente entrar em óbito”.

    E agora ?

    ResponderExcluir