Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Vale a pena sonhar

As dez notícias que Lucia Hippolito, cientista política, gostaria de comentar ao longo de 2009 em seu blog:

1.Supremo Tribunal Federal encerra julgamento dos 39 envolvidos no escândalo do mensalão. Os réus, acusados de pertencer a uma “sofisticada organização criminosa” que pretendia tomar de assalto o Estado brasileiro, foram condenados à perda de direitos políticos e penas que variam de um a oito anos de prisão, sem direito a recurso.

2. Congresso aprova emenda constitucional que abole o voto secreto nos casos de cassação de mandato de parlamentares e a emenda constitucional extinguindo o foro privilegiado. A partir de agora, todas as autoridades serão julgadas na Justiça comum.

3. Tribunal Superior Eleitoral termina o julgamento e pune com perda de mandato os governadores condenados por crime eleitoral.

4. Criminosos de colarinho branco são condenados a penas de prisão e à devolução do dinheiro público de que se apropriaram.

5. Supremo Tribunal Federal condena exemplarmente agentes públicos que usaram a mão pesada do Estado para intimidar cidadãos indefesos, violando seu sigilo bancário.

6. Despesas pessoais do presidente da República e sua família são disponibilizadas na internet.

7.Deputados e senadores passarão a pagar imposto de renda sobre o total de seus ganhos e não apenas sobre a parte fixa de seus subsídios.

8. Presidente da República sanciona lei que obriga presidentes, governadores e prefeitos a se comprometerem com metas semestrais de desempenho. Prestação de contas deverá ser feita, respectivamente ao Congresso Nacional, às Assembléias Legislativas e às Câmaras Municipais. Não-cumprimento das metas implica perda imediata do mandato.

9. Congresso aprova emenda constitucional extinguindo o suplente de senador. Senador que assumir cargo no Executivo deverá renunciar ao mandato. Na vacância, assumirá o segundo mais votado.

10.Congresso aprova emenda constitucional que extingue o instituto da Medida Provisória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário