Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Arraial da festa de Nazaré será extinto

Quem gosta de dar uma volta na Roda Gigante deve aproveitar o Centro Ita de Diversões no segundo semestre. O parque, que é montado no terreno ao lado da Basílica de Nazaré no período de festividades do Círio, vem a Belém pela última vez em 2009. A decisão é da Diretoria da Festa de Nazaré e foi confirmada pelo presidente, César Neves, que ainda revelou outras ações e medidas que serão tomadas ainda neste ano com o objetivo de impulsionar uma das maiores festas religiosas de todo o mundo em termos de evangelização, cultura e turismo.

A idéia pode surpreender aos mais conservadores, mas não a César, que justificou o veredicto. 'Não vejo motivo para insatisfação, mesmo partindo dos admiradores mais tradicionais da festa. Aposto que nenhum dos moradores da área vai reclamar. O parque gera muito barulho e muita confusão, além de atrair muita gente pra um espaço que não é adequado para receber um número alto de pessoas. Não se trata de separar o sagrado do profano. Estamos apenas querendo deixar o Círio mais tranquilo para romeiros, peregrinos, turistas e até mesmo para os habitantes da cidade. Ainda não temos nada planejado, mas pensamos em erguer uma espécie de complexo de entretenimento na área', revelou.

As opiniões sobre a decisão diferem bastante. Cláudio Valente, que se declara um defensor das tradições do Círio, lamentou a decisão. 'Acho uma pena que terminem o ciclo do Ita em Belém. Quando montado, o parque trazia muita alegria e diversão para todo mundo, principalmente quem veio do interior do Estado para participar dos festejos. Acho que a movimentação não chega a ser um grande problema, uma vez que é um lugar que traz sentimentos muito positivos, o que condiz com a energia da festa', comentou.

A administradora de empresas e moradora dos arredores da Basílica, Cássia Brito, acha que os tempos já são outros. 'A memória que temos do parque de diversões é distante, inocente. Hoje em dia, ele foi transformado em um lugar onde as pessoas bebem e adolescentes gazetam aula. Nos dias de pico, o espaço causa um grande transtorno para os moradores da área. O Ita perdeu o papel romântico do seu passado, o que não deixa de ser um sinal do avanço dos tempos', opinou.

O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Raimundo Pinheiro, disse que separar o arraial do Círio é como 'arrancar a página da história'. 'É como se tivessem tirando o próprio círio das pessoas, a própria corda. Porque depois de caminhar, é natural que à tarde, à noite, as pessoas peguem as famílias e se desloquem para lá. No momento em que se tira o arraial, não se tem o Círio completo', justificou.

Além da construção do complexo de entretenimento, a Diretoria da Festa de Nazaré tem outros projetos. O primeiro deles, já posto em prática, é uma nova réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, feita por um artesão de Vigia, que ficará o ano inteiro exposta no altar da Praça Santuário sob uma proteção de vidros blindados. É a terceira imagem da Santa, além da chamada peregrina, que acompanha as procissões a cada ano e a original, que fica no Altar da Glória. Também está sendo planejada uma grande campanha publicitária que tem o objetivo de impulsionar a divulgação do Círio, em nível nacional e internacional. (Fonte: AMAZÔNIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário