A corda dos promesseiros do Círio 2009 chegou ontem a Belém. Fabricada em Salvador (BA), a peça ficará guardada na Estação dos Carros, ao lado do Centro Social de Nazaré. Ao ser entregue à Diretoria da Festa, hoje, às 17h, os 800 metros de comprimento serão esticados para conferência de metragem e, em seguida, divididos em duas partes iguais, 400 metros para a Trasladação e 400 metros para a Grande Procissão.
Durante mais de dez anos, as cordas utilizadas nas procissões da Trasladação e do Círio foram confeccionadas na Paraíba. Mas, devido ao fechamento da fábrica paraibana, desde 2006 a produção é feita na Bahia. A peça é feita de sisal oleada, torcida em três pernas de 48 milímetros, equivalente a duas polegadas, de diâmetro e pesa cerca de 1,2 mil kg.
Nas procissões da Trasladação e do Círio, as cordas vão continuar sendo organizadas com dois núcleos e cinco estações. O primeiro núcleo fica no início da corda e o segundo no final, onde fica a Berlinda. Com o objetivo de dar mais agilidade no percurso das duas procissões e fazer com que a peça chegue atrelada à Berlinda também no Círio deste ano, a Diretoria da Festa de Nazaré alterou o formato, deixando de ser em forma de 'U' para ser linear.( Fonte: Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário