Um novo modelo de exploração dos recursos naturais e do uso do solo da região Amazônica. É isso que propõe o documento-base do Zoneamento Ecológico e Econômico - Macrozoneamento Ecológico e Econômico da Amazônia, disponibilizado para consulta pública na internet, no site http://www.mma.gov.br/zee. O prazo final para as sugestões a serem feitas pela sociedade civil vai até 6 de março. O Macro ZEE da Amazônia é um instrumento de planejamento e gestão ambiental e territorial estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente. Sua principal proposta é promover a transição do padrão econômico atual para um modelo de desenvolvimento sustentável na região, capaz de contemplar as diferentes realidades e prioridades de territórios da Amazônia.
O texto aborda os desafios desta transição e indica estratégias de adequação de diferentes setores da economia, como o energético e o mineral, o territorial rural e urbano, além de tratar da proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos, da agricultura e das mudanças climáticas na Amazônia e do planejamento integrado de infraestrutura e logística.
A equipe de elaboração pretende aprovar o documento final durante a primeira quinzena de março,quando a proposta definitiva será encaminhada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, à sanção do presidente Lula. (Fonte: Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário