Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Removendo o passado: velho trapiche

Quem é daquele tempo certamente lembra daquela imagem de dezenas de trabalhadores/estivadores andando em estreitas pranchas com sacos e caixas nas costas, executando a árdua e cansativa tarefa de embarque/desembarque de mercadorias dos navios atracados no velho Trapiche Municipal, em Santarém, sob as vistas do Roosevelt Gonçalves, do “Seu” Mímico, do “Seu” Vidal Bemerguy, do Elvio Fonseca e de outros bons cidadãos que o administraram com dedicação e probidade.

A grande quantidade de mercadoria – gênero alimentício, material de construção etc. - chegada ou para embarque, era alojada em dois galpões do próprio trapiche e, depois, transportada em pequenos caminhões ou carros-de-boi para os estabelecimentos comerciais da cidade. Era um movimento intenso dia e noite, e as taxas cobradas pelos serviços prestados, representavam uma excelente fonte de receita para o poder público municipal. E os bravos estivadores viviam felizes, pois faturavam bom dinheiro para o seu sustento e de suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário