Poucos sabem, mas é preciso uma outorga (autorização) para utilizar a água proveniente de poços. "Por ser um bem comum é preciso regulamentar o uso da água. As pessoas que a usam, seja ela subterrânea (poços) ou superficial (rios) têm que ter outorga para isso", explica o diretor de Recursos Hídricos (Direh) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Paulo Sérgio Altieri dos Santos. Para regulamentar a utilização da água, a Sema iniciou ontem, em Belém, uma campanha que visa à regularização dos usuários de água. O trabalho será estendido a todo o Estado.
"A campanha é acima de tudo educativa, queremos conscientizar a população sobre o uso racional da água. Esse trabalho é o primeiro passo para que possa ser feito o controle efica. A partir do cadastro poderemos conhecer o perfil do usuário e estabelecer formas de controle para que o recurso não se esgote, seja por quantidade ou qualidade. Cabe ao Estado a gestão dos rios que nasce e deságua nas bacias hidrográficas", explica o diretor.
No primeiro dia da campanha - que não tem data para encerrar - a atenção foi voltada aos condomínios da capital paraense. (Fonte: Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário