Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Advogado fez homenagem a Peluso em nome de seus amigos pessoais

Presidente Lula cumprimenta Peluso
Na cerimônia de posse hoje do novo presidente do STF, Cezar Peluso, houve uma inovação no centenário cerimonial da Corte suprema. A convite de Peluso, falou em nome dos seus amigos pessoais o advogado Pedro Gordilho, que atua em Brasília desde a inauguração da capital. Gordilho já foi inclusive ministro do TSE na vaga destinada aos advogados. Além de Gordilho usaram da palavra, a exemplo das posses anteriores, o presidente que se despediu, Gilmar Mendes; procurador-geral da República, Roberto Gurgel o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante e o decano do STF, Celso de Mello, que falou em nome do tribunal, e o novo presidente, Cezar Peluso.

Em seu primeiro discurso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Cezar Peluso conclamou a magistratura brasileira a unir-se em torno “da urgente tarefa” de repensar e reconstruir o Judiciário brasileiro. Como base dessa proposta, Peluso lembrou a importância do papel a ser desempenhado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O CNJ precisa convencer a magistratura de que somos todos aliados e parceiros da urgente tarefa de repensar e reconstruir o poder Judiciário como o portador das mais sagradas funções estatais e refúgio extremo da cidadania ameaçada”, discursou Peluso.

O novo presidente do STF não escondeu a alegria de ocupar o mais alto posto do Judiciário brasileiro. “Seria difícil traduzir em palavras a intensidade que vivo nesse instante. Foram mais de 15 mil dias desde a primeira comarca no interior de São Paulo até esta cerimônia.”

**************
No blog Espaço Aberto (do jornalista Paulo Bemerguy):
O paraense Ophir Cavalcante Júnior protagonizou há pouco, na posse do ministro Cezar Peluso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), uma saia-justa.
Aliás, justíssima.
Antes de Ophir, quem discursou foi o advogado Pedro Gordilho, “em nome da comunidade jurídica”, segundo consta do próprio site do STF.
Ophir, em seguida, antes de começar seu discurso, disse que atribuía a uma “falha do Cerimonial” do Supremo o fato de Gordilho ter-se pronunciado “em nome da comunidade jurídica”.
Afirmou Ophir que a delegação para falar em nome da comunidade jurídica era apenas dele, na condição de presidente nacional da OAB. E acrescentou que não transferia essa delegação a mais ninguém.
Quando chegou sua vez, Peluso, o último a discursar, mencionou todas as autoridades que falaram antes, inclusive Ophir.
Mas reforçou que saudava toda a comunidade jurídica ali presente na pessoa dele.
Dele quem?
De Pedro Gordilho.
Os aplausos para Peluso, nessa ocasião, foram calorosos.
Aliás, calorosíssimos.
*************
Discursos do Procurador da República, do advogado Pedro Gordilho e do presidente da OAB, Ophir Cavalcante:

Nenhum comentário:

Postar um comentário