Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aprovado reajuste de 7,7% aos aposentados

Depois de mais de quatro meses de negociação com direito a disputa entre integrantes da base, falta de acordo com a oposição, a Câmara aprovou ontem (4) o aumento de 7,7% aos aposentados que ganham acima do salário mínimo. A medida é retroativa ao mês de janeiro.

O valor é maior do que o previsto no parecer do relator da matéria, líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que até o último momento defendeu o reajuste de 7%.

Atropelado pela base e pela oposição, Vaccarezza teve o parecer recusado pela maioria em plenário. Além do relatório, o plenário também derrubou duas emendas que estabeleciam diferentes valores de reajuste.

Duas emendas do DEM previam um aumento de 8,7%. Por fim, prevaleceu a emenda do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) com o valor de 7,7%. Inicialmente a proposta estabelecia um aumento de 6,14%, retroativo a janeiro de 2010.

O impacto para os cofres da Previdência, com a aprovação do reajuste de 7,7%, é de cerca de R$ 5 bilhões.

Os deputados também aprovaram, por 323 votos a favor e 80 contra, o fim do fator previdênciário. A medida, no entanto, vale apenas a partir de janeiro de 2011. O fator é aplicado nas aposentadorias por tempo de contribuição e tem como base de cálculo alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência e expectativa de sobrevida do segurado.

A medida provisória segue para votação no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário