Uma jovem paraense decidiu comemorar o seu 18º aniversário de maneira diferente. De presente, Iami Raiol Borges pediu a 25 amigos e familiares que fossem ao Hemopa, no sábado pela manhã, para doar sangue e assim garantir um reforço extra para o estoque do hemocentro durante o período das férias escolares. Até o meio-dia de ontem, 15 dos 25 convidados para festa de Iami, que teve direito a bolo, docinhos e refrigerante, haviam comparecido ao Hemopa para fazer a doação. Desses, oito foram aprovados pela equipe do hemocentro e doaram sangue. A mobilização começou por volta das 9 horas.
Como toda adolescente, Iami gosta de ouvir música, jogar videogame e sair com os amigos. Ela contou que sempre desejou doar sangue, o que só poderia fazer após completar 18 anos de idade. Mas o desejo não pode se realizar. É que Iami pesa menos de 50 quilos, o que impede a doação. Por isso, decidiu convidar seus familiares e amigos. "Sempre tive vontade de doar sangue e participar de campanhas. Então, resolvi comemorar meu aniversario no Hemopa e meus amigos concordaram com a ideia", disse ela, que aproveitou a ida ao hemocentro para se cadastrar como doadora de medula óssea. No dia do seu aniversário, ela desejou que outras pessoas façam o mesmo. "Espero que outras pessoas tenham esse tipo de atitude, pois somos todos seres humanos e precisamos ajudar o próximo".
O ato de solidariedade de Iami surpreendeu até mesmo a chefe da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias. "Ficamos muito felizes em participar de um evento tão solidário e de voluntariado. É muito bom perceber a mudança de comportamento dos jovens em relação às causas sociais e de promoção da vida", destacou, agradecendo e parabenizando Iami pelo seu aniversário.
Normas - Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos de idade e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: aids, sífilis, doença de Chagas, hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O Hemopa fica na Padre Eutíquio, 2.109. Mais informações pelo fone 0800-2808118 ou pelo site www.hemopa.pa.gov.br. (Fonte: Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário