O sistema de segurança dos Estados Unidos — que adquiriu proporções gigantescas após o 11/9 — tornou-se tão grande, secreto e pouco coordenado que ninguém sabe ao certo quanto ele custa, quantas pessoas emprega, quantos programas existem nem quantas agências fazem o mesmo trabalho. Essa á a conclusão de uma investigação realizada durante dois anos pelo jornal "Washington Post", baseada em documentos oficiais e centenas de entrevistas.
O documento final estima que, nos últimos nove anos, o país criou um sistema tão grande e complexo que é impossível determinar seu grau de eficiência. A pesquisa identificou 1.931 companhias privadas e 1.271 agências governamentais envolvidas na luta antiterrorismo. Espalhadas por cerca de dez mil locais nos EUA, ao menos 263 delas foram criadas em resposta ao 11/9.
Cerca de 854 mil pessoas trabalhariam para o sistema de segurança. O orçamento da Inteligência foi anunciado no ano passado no valor de US$ 75 bilhões, 21,5 vezes maior do que em 11 de setembro de 2001, e o presidente Barack Obama já disse que não congelará os gastos. (Em O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário