O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou dois novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ): o desembargador Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e a juíza Maria Isabel Gallotti Rodrigues, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1 Região. As nomeações foram publicadas na edição de ontem (27) do Diário Oficial da União. A posse deve ocorrer em, no máximo, 30 dias.
Com os novos ministros, Lula alcança a marca inédita de ter nomeado, desde seu primeiro mandato, 54 dos 78 integrantes de tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal (STF). Até o fim do ano, o presidente deverá nomear mais 12 ministros. Destes, um irá para a vaga de Eros Grau, que completa 70 anos em agosto e se aposenta do STF.
Será a oitava indicação à Corte em oito anos de mandato. No STJ, até o fim do ano Lula terá nomeado 23 dos 33 ministros.
Sanseverino vai ocupar a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Denise Arruda. Gaúcho de Porto Alegre, o novo ministro formou-se na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, e fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Maria Isabel ocupará a vaga deixada pelo ministro Fernando Gonçalves, também aposentado. Ela formou-se na Universidade de Brasília, onde também concluiu o mestrado. Atuou como advogada e foi integrante do Ministério Público antes de ingressar na magistratura.
A nova ministra é filha do ministro Luiz Octavio Gallotti, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), e casada com o ministro Walton Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União - TCU. (Em O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário