Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SESPA tem novo titular


Quinto gestor a ocupar uma das secretarias mais disputadas pelo governo Ana Júlia Carepa (PT), o economista Cláudio do Nascimento Vale (foto), de 40 anos, foi nomeado para "fechar a gestão" petista. Especialista em Saúde Pública e Auditoria e Controle Interno, o novo titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disse que pretende manter o funcionamento dos serviços de saúde oferecidos pelo Estado com a mesma qualidade que, defende Vale, vinha sendo exercida pela ex-secretária Silvia Cumaru, exonerada do cargo há duas semanas. O secretário conta que recebeu a notícia da indicação de sua nomeação de forma natural. "Pelo fato de faltar apenas dois meses para o fim da gestão, nada mais coerente do que deixar à frente da secretaria alguém da área administrativa, que já participava da equipe, para conduzir o fechamento da gestão", diz.

Servidor concursado da Sespa, Vale diz que gerenciar a saúde do Pará é um grande desafio, principalmente por se tratar de um Estado com uma grande extensão continental e com a maior parte da população vivendo no interior. "Trabalhar com saúde pública é sempre um desafio, principalmente em um Estado como o nosso. Fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar como está na lei também é um desafio, visto que há necessidade de haver um entrosamento e entendimento entre os três níveis de governo, cada qual com suas responsabilidades", pontua o secretário.

Ele diz que nem sempre o Estado tem condições de interferir no funcionamento da saúde na ponta, uma vez que o papel da Sespa, como gestora do SUS no Estado, é de coordenar a política de saúde dando apoio aos municípios, inclusive com recursos materiais e financeiros, como ocorre com a Estratégia Saúde da Família, que recebe recursos mensais fundo a fundo, beneficiando os 143 municípios paraenses.

Sobre a primeira medida à frente da Sespa, Vale é enfático. "Só pretendo manter o funcionamento dos serviços com a mesma qualidade que vinha sendo exercida pela gestora anterior", assinala, afirmando que nos cerca de 45 dias que ainda restam no comando da Sespa será possível viabilizar ações de continuidade para conseguir evitar prejuízos aos serviços prestados à população.

Sobre os problemas enfrentados pela Sespa ao longo de quase quatro anos de mandato da governadora Ana Júlia, o gestor diz que as grandes dificuldades podem ser atribuídas a dificuldade da interiorização dos médicos. "A extensão territorial, dificuldade da interiorização de profissionais, principalmente médicos, e, ainda, a escassez de recursos são alguns dos grandes problemas que foram enfrentados", reconheceu. (No Amazonia)

2 comentários:

  1. Como diz o adágio popular, quem não conheça este cidadão que o compre. É mais um dos que ao longo desses quatro anos nada fez a não ser agir em causa própria, com exemplar incompetência e arrogância. A começar pela parentada que indicou para alguns cargos. Com efeito, toda gestão fracassada inexoravelmente tem o final melancólico e fatídico que o destino fatalmente lhe reserva, pois assim está escrito.

    ResponderExcluir
  2. O senhor Cláudio Vale não merece elogio algum. Muito menos um cargo tão importante quanto esse.
    Ele é um incompetente,sem gabarito algum para tal cargo. É triste ver como anda mal administrado o nosso Estado. Acho que a turminha do PT ficou tempo suficiente no governo, e por fim deixarão o Estado cheio de buracos. Trabalhei com essa pessoa e sei a dimensão de sua arrogância,soberba,desumanidade e falta de respeito para com todos os servidores que trabalhavam com ele. Tenham certeza que ele não tem nenhum admirador, muito pelo contrário, possui muitos desafetos que esperam ansiosos para vê-lo voltar a ser um simples servidor público em estágio probatório, que terá que enfrentar à todos àqueles que ele destratou...Quem viver, verá...

    ResponderExcluir