Após atualizar os números da aids em todo o Brasil, o Ministério da Saúde divulgou as estatísticas da doença. Segundo o Boletim Epidemiológico de 2010, que mostra os índices de infecção entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Pará, entre os Estados do Norte, foi o que mais registrou casos da doença. De acordo com os dados, do total de 1.252 notificações com confirmações para o HIV/aids em toda a região, 510 foram concentrados no Pará.
Conforme o boletim, a taxa de incidência (um caso para cada cem mil habitantes) em menores de cinco anos chegou a 11 confirmações. Se forem levados em consideração somente os seis primeiros meses de 2010, pode-se dizer que trata-se de um número alto, já que em 2009 a média pontuada nos 12 meses foi de 5,1 para a incidência em crianças com menos de cinco anos, que também se mostra como a mais alta do Norte.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) mostram que, até 2009, o Pará era o 14º no ranking nacional de incidência de aids. Mas, segundo os números da doença até junho de 2010, este ano o Estado subiu uma posição, passando a ocupar a 13ª. Entre as capitais, Belém é a oitava por taxa de incidência, com a média de 44,7 para cada cem mil habitantes. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário