Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Último pronunciamento de Lula à Nação

Em tom emocional, o presidente Lula abusou do ufanismo no último pronunciamento à nação, ontem à noite, quando se despediu da população brasileira, a uma semana de passar o cargo para Dilma Rousseff.

Num balanço do governo, ele listou programas e obras. Pediu apoio da população a Dilma e disse ser simbólica a transmissão da faixa do primeiro operário para a primeira mulher presidente brasileira.

Saio do governo para viver a vida das ruas. Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta — afirmou Lula.

Criticou os antecessores, afirmando ter livrado o Brasil da maldição elitista.

Se governamos bem, foi principalmente porque conseguimos nos livrar da maldição elitista que fazia com que dirigentes políticos deste país governassem apenas para um terço da população e se esquecessem da maioria do seu povo, que parecia condenada à miséria e ao abandono eternos. Mostramos que é possível e necessário governar para todos — disse.

Em tom emocional, Lula pediu que não perguntem sobre seu futuro, mas sobre o futuro do Brasil, porque a população brasileira lhe deu "um grande presente". E apela para que os brasileiros acreditem no futuro do país, pois há "motivos de sobra para isso". Lula coloca-se como exemplo a ser seguido.

Minha felicidade estará sempre ligada à felicidade do meu povo. Onde houver um brasileiro sofrendo, quero estar espiritualmente ao seu lado. Onde houver uma mãe e um pai com desesperança, quero que minha lembrança lhes traga um pouco de conforto. Onde houver um jovem que queira sonhar grande, peço-lhe que olhe a minha história e veja que na vida nada é impossível — afirmou.

E encerrou:

Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias. Mais do que nunca, sou um homem de uma causa só e esta causa se chama Brasil.

Para Lula, no fim de seus dois mandatos, os brasileiros acreditam mais em si e no país, sendo uma conquista coletiva. Segundo Lula, seu mérito foi ter "semeado sonho e esperança".

Meu sonho e minha esperança vêm das profundezas da alma popular, do berço pobre que tive e da certeza de que, com luta, coragem e trabalho, a gente supera qualquer dificuldade. Quando uma pessoa do povo consegue vencer as dificuldades gigantescas que a vida lhe impõe, nada mais consegue aniquilar o seu sonho.

Lula disse que o governo petista afugentou "a onda de fracasso que pairava sobre o país" e que governou como "um brasileiro comum", que tinha de superar dores, vencer preconceitos e não poderia fracassar.

Um comentário:

  1. Quem escreveu esse discursório demagogo para ele?
    Francamente...

    ResponderExcluir