Em apenas quatro dias, entre 13 e 16 de janeiro, a Polícia Militar (PM) do Pará, em parceria com vários órgãos de segurança pública, realizou 2.537 abordagens a pessoas em motos, ônibus, bicicletas e carros e fechou dezenas de estabelecimentos que funcionavam de forma irregular em Belém.
Os trabalhos ocorreram durante as ações Incursão, Barreira e Hypnos, que integram a "Operação pela vida", a qual se estende por todo este mês em diversos bairros de Belém. A iniciativa contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Pará, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Companhia de Transportes Municipais de Belém e Departamento de Trânsito do Pará e envolveu o efetivo policial das Zonas de Policiamento (Zpol) da Capital e Região Metropolitana, além de servidores que compõem o planejamento operacional da PM.
Dados parciais da operação mostraram que durante a ação Incursão, que objetivou prevenir e reprimir crimes em áreas que apresentaram elevação no índice de homicídios, foram feitas 1.110 abordagens, sendo 914 a pedestres, 38 a ciclistas, 81 a motociclistas, 26 a pessoas em ônibus e 51 a pessoas em carros. Além disso, cinco bares foram fechados por terem licença vencida ou por não portarem documentação e duas pessoas foram presas por tráfico de substâncias entorpecentes, como maconha e cocaína.
A iniciativa envolveu a 1ª Zpol (que abrange os bairros da Sacramenta, CDP, Promorar, Barreiro e Telégrafo); 5ª Zpol (Marambaia, Jaderlândia, Coqueiro, Guanabara, Cabanagem, Castanheira, Una, Atalaia e Carmelândia); 4ª Zpol (Jurunas, Batista Campos, Condor e Cremação); 11ª Zpol (Guamá/Montese, Universidade Federal do Pará e avenida Perimetral) e 24ª Zpol (Terra Firme).
A área da avenida Visconde de Souza Franco (Doca) foi alvo da ação Barreira, criada para combater a criminalidade apreendendo armas, drogas e veículos roubados. A ação foi realizada pela 6ª Zpol (que atua nos bairros da Cidade Velha, Campina, Reduto, Umarizal e Comércio) e resultou em 483 abordagens. Dessas, 207 foram feitas a pessoas em carros, 165 a pessoas em motos, 69 em ônibus, 24 em vans e 18 em micro-ônibus. Ao final, foram feitas 18 notificações e 9 veículos foram apreendidos, sendo sete carros e duas motos.
Na ação Hypnos foram fiscalizados 439 estabelecimentos comerciais. Houve 87 fechamentos. Cinquenta estabelecimentos estavam sem alvará de funcionamento e 37 com alvará vencido. A Hypnos busca fiscalizar casas de show, bares, boates e estabelecimentos similares, a fim de garantir a segurança das pessoas que frequentam esses espaços.
Na Hypnos atuaram a 1ª Zpol, 3ª Zpol (Cidade Nova, rodovia dos 40 Horas, Jardim Sideral e Jiboia Branca), 4ª Zpol, 5ª Zpol, 7ª Zpol (conjunto Guajará, Paar, Curuçambá e Distrito Industrial), 8ª Zpol (Icoaraci, Tenoné, Águas Negras, Parque Guajará e Paracuri), 11ª Zpol e 24ª Zpol. As áreas de maior incidência de estabelecimentos irregulares estão na 8ª Zpol, onde 17 foram fechados; na 24ª Zpol, com 14 fechamentos e 11ª Zpol, com 12. (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário