Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Coronel Solano quer implantar UPP

Para atuar no combate à criminalidade no Pará, o novo comandante geral da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), coronel Mário Alfredo Souza Solano, aposta em ações integradas com todos os órgãos de segurança pública. Ele disse ainda que os resultados das ações integradas serão alcançados em um curto tempo. Ontem (4) foi realizada a troca de cargo na sede do Comando Geral da Polícia Militar, em Belém. O coronel Augusto Leitão foi exonerado do cargo após nove meses no comando da corporação.

De acordo com o novo comandante geral, coronel Mário Solano, o primeiro passo para o combate à criminalidade, em especial ao tráfico de drogas no Estado, já foi dado, no que se refere às mudanças de alguns comandos da corporação com o intuito de "oxigenar e dar o novo passe de repressão a esse tipo de lícito". Os novos nomes dos oficiais que passam a assumir esses comandos da corporação devem ser divulgados ainda nesta semana.

O coronel da PM adiantou ainda que algumas operações já estão em planejamento e que sociedade "vai começar a se surpreender com essas operações". Entre as ações de planejamento da Polícia Militar do Pará, está a implantação de um programa de cultura de paz semelhante à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), implantada em algumas áreas periféricas do Rio de Janeiro. É possível ainda que o projeto possa ser aplicado em alguns bairros periféricos ainda no primeiro semestre deste ano, segundo afirmou o coronel da PM. Antes, será realizado um levantamento das áreas pelo Estado Maior Estratégico da Polícia Militar, em seguida, o comando se reunirá com a Secretária de Estado de Segurança Pública (Segup) para apresentar os dados e, posteriormente, colocá-lo em prática.

A solenidade de troca do comando contou com a presença do vice-governador do Estado, Helenilson Pontes; do titular da Segup, Luiz Fernandes; do superintendente do sistema penitenciário (Susipe), major Francisco Bernardes; de autoridades civis e militares; e parlamentares. Em seu discurso, o ex-comandante geral da Polícia Militar, coronel Augusto Leitão, ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos da polícia em atender à população e que sempre trabalhou em equipe. "Encaro nossa missão como uma corrida de revezamento, em que cada qual faz o seu melhor. O importante é que o sucessor pegue o bastão e continue a corrida. Este é um momento feliz", afirmou.

Vice-governador fala da urgência por segurança.

Ao som da banda de música da Polícia Militar, foi realizado o ato simbólico de transferência dos cargos na Polícia Militar, sob a supervisão do vice-governador Helenilson Pontes, que destacou, posteriormente, as ações de segurança pública pautadas pela legalidade. O vice-governador destacou a presença do tema na Constituição Federal de 1988. "Estamos a serviço da sociedade brasileira, e a segurança é um dever do Estado, com a integração das forças de segurança", disse Helenilson Pontes, ressaltando os princípios de legalidade, hierarquia e disciplina na corporação. "A segurança, hoje, urge por ações competentes e sábias, pautadas na Constituição. A segurança deve ser encarada como um serviço público para a sociedade, uma tarefa do estado para construção da justiça social", completou.

A cerimônia foi encerrada com os cumprimentos dos presentes ao novo comandante geral da PM, coronel Mário Solano, que ingressou na corporação por meio de concurso público em 1987. Antes de entrar para o quadro de oficiais, foi oficial do Exército por cinco anos. Solano é bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem curso técnico de piloto privado de avião pelo 1º Serviço Regional de Aviação Civil, além de especialização em gestão estratégica em defesa social pelo Instituto Estadual de Segurança Pública (Iesp) em convênio com a UFPA. Ao longo de sua carreira militar, ocupou cargos importantes, entre eles, chefe do Estado Maior Estratégico da PMPA, comandante de missões especiais e assessor parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário