A empresa responsável pela obra, MD Construções, já tomou todas as medidas de segurança necessárias, com o isolamento da área. O trabalho preventivo para evitar o desabamento da estrutura já havia sido iniciado, porém a parede de trás, que já estava comprometida com rachaduras e infiltrações, desabou antes que o trabalho fosse concluído. Para reforçar a estrutura, será colocada uma percinta na parte superior, uma tira de concreto que circunda todo o prédio.
Sobre o desabamento, o MP de Santarém instaurou um procedimento administrativo pela promotoria de Direitos Constitucionais e Patrimônio Público para apurar e acompanhar todos os procedimentos tomados pela empresa responsável.
Nos dias 22 e 23 de janeiro foi derrubada pela própria empresa uma parte superior da parede, que havia sido construída na década de 70 e não fazia parte da estrutura original do prédio, construído em 1896. O pedaço retirado, além de estar comprometido por infiltrações, fazia com que o prédio ficasse mais alto do que o original. As obras prosseguem e a inauguração está prevista para o dia do aniversário de Santarém, 22 de junho.
De acordo com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, Geraldo de Mendonça Rocha, que esteve em Santarém fiscalizando as obras, o MP já recebeu um prédio completamente descaracterizado. Por isso a intenção é promover a revitalização da parte externa, com base em fotografias e desenhos do teatro na época de sua construção, “para que a população mais jovem conheça como era a parte externa do teatro, uma vez que internamente o teatro já não existia”.
Quando concluído, o prédio terá salas para quatro promotorias de justiça e para uso do programa Ministério Público e a Comunidade, que necessitava de um local no centro da cidade para facilitar o acesso da população. Também haverá um teatro com 136 lugares para apresentações culturais e um estacionamento, que serão administrados pela prefeitura.
Além das obras do teatro, o MP já iniciou em Santarém a construção de sua sede, na Av. Mendonça Furtado, onde deverão ser instaladas todas as promotorias de justiça. A previsão de conclusão da obra é para dois anos.
Descaracterização- Originariamente, o Teatro Vitória foi inaugurado em 1896. O autor da planta foi o engenheiro francês Maurice Blaise. Em 1917, na administração do intendente Oscar Barreto, sofreu uma restauração e ganhou novo mobiliário. Em 1925 e 1933, com o intendente Joaquim Braga e o prefeito Ildefonso Almeida, respectivamente, o Teatro voltou a ser restaurado.
Porém, em 1965, sob a alegação de suas más condições, o teatro foi totalmente descaracterizado de suas formas originais e, desde então, passou a ser utilizado para outros fins, como Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Desporto e ultimamente estava sendo usado para ensaios da Filarmônica Municipal. (Texto: Assessoria de Imprensa do MPE-Santarém)
Nenhum comentário:
Postar um comentário