Candidato à primeira carteira de habilitação deve estar atento na hora de apresentar a carteira de identidade ao Detran. Desde o final do ano passado, o órgão não aceita mais carteira de identidade com fotografia muito antiga - por exemplo, de pessoas que tiraram o documento ainda crianças - e com assinatura divergente da atual.
O Detran e a clínica responsável pelos exames médico e psicológico detectaram casos de candidatos que apresentaram documento de identidade com fotografia muito diferente da aparência atual, o que dificultou a identificação.
Apesar de a carteira de identidade não ter prazo de validade, deve cumprir sua função principal, que é identificar o portador. Por isso, o Detran adotou o critério de não mais aceitar documentos antigos, que dificultem a identificação com segurança. Parecer da Procuradoria Jurídica do órgão sugere a recusa do documento quando não for possível a identificação segura do titular."
Deste modo, o futuro motorista com documento contendo foto antiga deve apresentar outro de identificação com foto atual, como carteira de trabalho. Caso contrário, não será atendido pelo Detran ou pela clínica. De acordo ainda com o órgão, há dias em que chegam a ser detectados até cinco casos de candidatos com documento nessa situação. (No Amazônia)
Isso não "ecksiste", como diria o Quevedo. Não há lei que proiba andar com foto antiga. Cadê o Ministério Público?
ResponderExcluirEu sou o Lombardi do blog do Ercio
ResponderExcluirCorrupção, pode. Foto antiga, não.
ResponderExcluirReclamam de tudo, na hora que acontecem as fraudes acusam os órgãos. Está correto sim, o zelo da identificação protege todos, inclusive o preguiçoso que não quer tirar outra identidade.
ResponderExcluir