Amanhã é o Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, promovido pela Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Belém, assim como outras capitais do país onde é alto o risco de uma epidemia da doença, terão uma programação voltada para a prevenção, a partir das 9h. Com o slogan "Ambiente Saudável Livre da Dengue", o evento tem apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Serviço Social do Comércio (Sesc) e empresas privadas.
A iniciativa é capitaneada pelo próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Além de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito Aedes aegypti, o evento tem o objetivo divulgar a nova competência da Funasa, a partir da criação do seu Departamento de Saúde Ambiental (Desam), que será responsável por ações de Saúde Ambiental, incluindo o controle da qualidade da água para consumo humano e a identificação dos fatores ambientais que determinam risco para a saúde do homem.
Com início em frente à sede da Funasa, na Avenida Doca de Souza Franco, a programação contará com visitas aos prédios vizinhos para verificar a existência e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti; distribuição de kits de mobilização, como bonés, camisetas, calendários de mesa, adesivos para carro e folders; afixação de faixas, banners e cartazes com mensagens educativas/informativas; atividades lúdicas para familiares dos servidores e exposição da Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água.
Segundo Padilha "a Funasa tem um papel estratégico na implementação de políticas, programas e ações de saúde e saneamento no Brasil, inclusive no esforço de controlar a dengue". (No Amazônia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário